segunda-feira 29 de novembro de 2021
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / FHC diz que “os que são a favor da democracia têm que se unir”
domingo 7 de junho de 2020 às 07:39h

FHC diz que “os que são a favor da democracia têm que se unir”

POLÍTICA


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse neste sábado (6/6) que os brasileiros que são a favor da democracia precisam se unir. Ele acredita que, diante do clima de tensão que se instaurou no país nas últimas semanas, o importante é ampliar o diálogo em prol da democracia e não criar mais atritos.

 

“Nós não estamos em um momento de defender posições de atrito. Ao contrário. Os que são a favor da democracia têm que se unir”, afirmou Fernando Henrique Cardoso, em live realizada pelo movimento Direitos Já para discutir a “democracia brasileira e os caminhos para protegê-la” neste sábado.

Ele explicou, conforme o jornal Correio Braziliense, que este é um momento em que é preciso “estar juntos para avançar com a democracia”.  “Não está na hora de esconder o sentimento democrático”, acrescentou.

Por isso, sugeriu que as divergências partidárias sejam deixadas para depois e que os agentes políticos também não queiram brigar por liderança agora. “Precisamos de todo mundo, de a sociedade discutir ideias. Temos que criar uma base comum outra vez. Depois brigamos, depois vêm as questões menores, partidárias, de um querer uma coisa e o outro querer outra. Não é isso que está em jogo agora. O que está em jogo hoje é nossa sobrevivência como pessoa e nação”, disse.

Para FHC, para que essa defesa da democracia seja efetiva, também é preciso ampliar e incluir cada vez mais pessoas nesse debate, inclusive os militares. Ele admitiu que a tarefa não é fácil, mas lembrou que as Forças Armadas têm um peso importante da sociedade brasileira.

“Essa conversa deve ser estendida aos militares, porque se não eles vão pensar que estamos querendo subverter a ordem. E é inerente ao espírito militar querer manter alguma ordem. Não sou favorável à desordem alguma. Quero que haja a possibilidade de inclusão”, emendou, dizendo, contudo, que não acha que os militares darão um golpe de uma hora para outra, como pensam alguns brasileiros.

Veja também

Eduardo Leite deve ir para o União Brasil e já iniciaram conversas

Menos de 24 horas após o resultado das prévias do PSDB, integrantes da cúpula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!