quinta-feira 30 de junho de 2022
Com a chegada das vacinas, o coronavírus sofrerá uma pressão natural para mutar a fim de infectar pessoas imunizadas, como ocorre com a gripe
Home / NOTÍCIAS / Festa de aniversário em Salvador termina em surto de doença respiratória
sexta-feira 17 de dezembro de 2021 às 05:20h

Festa de aniversário em Salvador termina em surto de doença respiratória

NOTÍCIAS, SAÚDE


Ao menos dez pessoas que participaram de um aniversário no último sábado (11), em uma praia de Salvador, apresentaram sintomas relacionados ao vírus H3N2, cepa de influenza A (gripe) que avança pelo país. O evento reuniu cerca de 25 convidados, que dispensaram o uso da máscara por estarem em um local aberto e ventilado. Na segunda-feira (13), parte do grupo relatou sentir indisposição, dores nas articulações, febre alta e tosse.

O caso foi veiculado pelo jornal Correio com o organizador da festa, que pediu para não ter seu nome divulgado. O produtor cultural conta que decidiu comemorar a chegada dos 31 anos à beira-mar justamente pelo atual momento —em que há aumento nos atendimentos nos prontos-socorros e internações em hospitais públicos e privados.

Segundo ele, embora nenhum dos convidados tenha recebido a vacina contra a gripe, todos estão com o ciclo de imunização anticovid completo. Por isso, também não descartam que podem ter se infectado com a forma mais branda do coronavírus —o que só ocorre graças à vacinação.

O produtor diz que apenas um dos dez amigos acometidos de mal-estar buscou auxílio médico. De acordo com ele, que diz não ter sentido qualquer sintoma, os demais se recuperam em casa.

Inconformado com o tom da reportagem que primeiro o procurou, o produtor disse que “um aniversário na praia, um local aberto e ventilado, com 25 pessoas” não deve ser visto como oportunidade de disseminação de uma epidemia, diferentemente de “festas que reúnem 3.000 pessoas”.

Primeira morte na Bahia

A Bahia notificou na noite de ontem a primeira morte por H3N2 no estado. A informação foi confirmada ao UOL pela Secretaria estadual de Saúde. A vítima é uma idosa de 80 anos, moradora de Salvador, que não estava vacinada contra a gripe. Até agora, a Bahia notificou 170 casos da doença—144 deles na capital. Deste total, 48 evoluíram para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e necessitaram de hospitalização.

Também registraram ocorrências os municípios de Alagoinhas (1), Camaçari (1), Catu (3), Conceição do Jacuípe (1), Eunápolis (1), Feira de Santana (2), Gandu (1), Itabepi (2), Laje (1), Lauro de Freitas (2), Macajuba (1), Porto Seguro (1), Presidente Tancredo Neves (2), São Sebastião do Passé (5), Teolândia (1) e Vitória da Conquista (1).

Mutirão de vacinação contra H3N2

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que a capital terá uma megaoperação de vacinação contra a influenza H3N2 a partir de amanhã, das 8h às 17h. O comunicado foi feito em uma coletiva de imprensa na manhã de hoje.

A ação é destinada a todos os moradores da cidade, com idade igual ou superior a seis meses de idade, que ainda não foram imunizadas contra a gripe neste ano. De acordo com o prefeito, apenas 58% do público-alvo foram imunizados durante a campanha.

No ato da vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão SUS vinculado ao município de Salvador. Ou seja, pessoas com cartão SUS vinculado a outras cidades não serão contempladas pela vacinação.

Ao todo, a SMS disponibilizou 90 pontos de imunização, entre postos fixos e drive-thrus. Para facilitar o acesso ao imunizante, locais com grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das Prefeituras-Bairro também participarão da mobilização.

Por causa da megaestrutura montada para o mutirão, a vacinação contra Covid-19 ficará suspensa amanhã.

“Estaremos com todas nossas equipes mobilizadas para ampliar de forma significativa a cobertura da vacinação contra gripe. A medida faz parte da série de esforços da Secretaria Municipal da Saúde para conter o avanço do surto de influenza na cidade. Por isso estamos convocando toda a população para participar da estratégia nesta sexta”, diz o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

Veja também

Editais disponibilizam recursos para projetos Reconecte, Família na Escola e Famílias Fortes

Publicação no Diário Oficial da União (DOU) prevê os editais 02/2022 e 03/2022 do Ministério da Mulher, da Família …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!