segunda-feira 23 de junho de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Fábrica de bebidas é interditada por auditores fiscais federais agropecuários no Ceará
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 11:54h

Fábrica de bebidas é interditada por auditores fiscais federais agropecuários no Ceará

NOTÍCIAS


Em todo o Estado, apenas três profissionais são responsáveis por fiscalizar mais de 500 estabelecimentos da área vegetal e Anffa Sindical alerta para risco à segurança dos alimentos e à saúde pública

A recente suspensão das atividades de produção e envase de uma fábrica de bebidas no Ceará, com a apreensão de cerca de 9 milhões de litros de produto para análise, expõe um problema crônico enfrentado pela fiscalização agropecuária no Estado: o número insuficiente de auditores fiscais federais agropecuários para atender à crescente demanda da área vegetal. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), hoje, apenas três profissionais da carreira são responsáveis por fiscalizar mais de 500 estabelecimentos sob regulamentação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado, o que compromete a capacidade de resposta rápida e eficaz em situações de risco, como a ocorrida na unidade industrial.

A equipe de fiscalização apura um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção, que teria causado o contato entre os produtos e o líquido utilizado nesse sistema. Esse fluido, embora contenha álcool de grau alimentício e não represente risco elevado à saúde, não deve entrar em contato com o produto final. Por precaução, aproximadamente 9 milhões de litros foram retidos para análise laboratorial e só poderão ser liberados após a completa verificação de sua adequação para o consumo.

Para o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo, o episódio reforça a urgência de investimentos em pessoal e estrutura para a fiscalização agropecuária. “Essa ocorrência deixa claro que o trabalho dos auditores fiscais federais agropecuários é essencial para a garantia da qualidade dos alimentos e bebidas consumidos pela população. No entanto, o quadro atual é alarmante. A área vegetal no Ceará está completamente sobrecarregada. São três profissionais para fiscalizar centenas de estabelecimentos, o que coloca em risco a segurança e o controle de qualidade dos produtos.”

Macedo lembra ainda que, por conta da emergência sanitária causada pela influenza aviária, o governo federal anunciou recentemente a convocação de novos auditores fiscais federais agropecuários, o que é positivo, mas não resolve o problema em todo o País. “É preciso reforçar não apenas o efetivo, mas também a estrutura de fiscalização em todo o Brasil, garantindo condições para que os profissionais possam atuar com a qualidade e a agilidade que a população espera.”

O Anffa Sindical segue cobrando do governo a convocação de novos profissionais aprovados em concurso público para recomposição e ampliação do quadro de auditores fiscais federais agropecuários, com atenção especial à distribuição equilibrada dos profissionais em todas as áreas de atuação e em todos os estados da federação.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!