sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Cap Edvaldo
Home / NOTÍCIAS / Exército Brasileiro assina contrato para conservação de patrimônio
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 17:57h

Exército Brasileiro assina contrato para conservação de patrimônio

NOTÍCIAS


O Exército Brasileiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram contrato que visa à estruturação e modelagem de dois projetos do Ministério da Defesa (MD) qualificados na carteira de investimentos prioritários do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

Os empreendimentos são o Museu Histórico do Exército Brasileiro/Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) e Zoobotânico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército Brasileiro, em Manaus (AM).

Os projetos visam aumentar a eficiência dos serviços prestados à população, fomentando a cultura e o turismo, e a consciência ambiental. Além disso, a parceria tem por propósito otimizar as condições de conservação dos ativos, que possuem extrema relevância no contexto social onde se inserem.

O documento foi assinado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes, e pelo Diretor de Planejamento e Relacionamento Institucional do BNDES, Nelson Barbosa.

General Richard destacou a importância das duas unidades para o Exército e para a sociedade. “O Zoológico do CIGS atende às necessidades de conhecimento para que o nosso Combatente de Selva seja reconhecido como um dos melhores capacitados do mundo, mas também está disponível para as escolas, para pesquisadores, para professores e alunos de várias instituições e para a sociedade em geral”, explicou o Chefe do Estado-Maior do Exército. “O Museu Histórico do Exército/Forte Copacabana é uma joia que nós temos a oferecer à sociedade, mas é um forte. Então, vamos conciliar essa dualidade”, reforçou.

Para o Diretor de Planejamento e Relacionamento Institucional do BNDES, Nelson Barbosa, a Defesa Nacional envolve outros entes além das Forças Armadas. “É uma atividade de Estado, é uma atividade não só militar, mas também de inovação e de tecnologia. O BNDES é um parceiro das Forças Armadas para que o seu fortalecimento funcione para os objetivos de segurança e também para o desenvolvimento econômico e tecnológico”.

Prestigiaram o evento, o General de Exército Sérgio da Costa Negraes, Secretário de Economia e Finanças, o General de Exército Laerte de Souza Santos, antigo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o General de Exército Valério Stumpf Trindade, antigo chefe do EME, bem como autoridades do Ministério da Defesa, da Casa Civil e do próprio BNDES.

Zoológico do CIGS

O Zoológico do CIGS teve sua origem em 1967, a partir da necessidade de apresentar aos alunos do então Curso de Guerra na Selva (CGS) elementos da fauna e da flora amazônica, conhecimentos esses importantes na formação dos Guerreiros de Selva. Atualmente, ocupa uma área de 45.000 m² coberta em sua maior parte de vegetação amazônica preservada e possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando com um plantel de mais de 1.000 animais.

​​​​​Forte de Copacabana

O Museu Histórico do Exército é um dos principais museus militares do país e tem a missão de preservar, salvaguardar e disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, que proporciona cultura, entretenimento e conhecimento aos visitantes.

Veja também

‘Eu digo a Haddad todo dia: Não se preocupe, as coisas vão dar certo’, afirma Lula

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (19), durante discurso em São José …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!