sábado 23 de outubro de 2021
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Exclusivo: Charliane Sousa fala sobre MDB, Fernando Gomes e pré-candidatura
segunda-feira 17 de fevereiro de 2020 às 15:41h

Exclusivo: Charliane Sousa fala sobre MDB, Fernando Gomes e pré-candidatura

DESTAQUE, ENTREVISTAS, POLÍTICA


A pré-candidata a prefeita e vereadora de Itabuna, Charliane Sousa, em entrevista exclusiva ao #Acesse Política, nesta segunda-feira (17), revelou os motivos que levaram a colocar seu nome para disputar o executivo municipal itabunense. A vice-presidente da Câmara também pontuou o que para ela, seria o maior problema do município e sobre as conversas com o MDB, partido ao qual deve ingressar.

A edil também falou sobre os principais desafios sendo a única mulher na Câmara de Itabuna.

Quem é Charliane

Charliane Sousa da Silva é moradora do bairro Santo Antônio há mais de 30 anos, graduada em Ciências Contábeis tem sua atividade econômica no ramo empresarial é sócia-proprietária da Ágape Contabilidade, casada com César Coutinho Borges e mãe de Taiane da Silva Borges.

Sempre envolvida em causas sociais, notadamente aquelas voltadas para as comunidades dos bairros carentes de socidade itabunense, em diversas oportunidades, com recursos próprios, promoveu doações de alimentos, cobertores e roupas e, em outras ocasiões atuou na arrecadação deste itens e utensílios para efetiva distribuição com os necessitados, tudo isso, antes mesmo de exercer mandato político. Atualmente ela está engajada na Associação Bandy’s Solidárias.

No contexto comunitário, estamos diante de uma mulher guerreira, feminina, vaidosa, apaixonada por animais,  esportista por vocação, que mesmo com inúmeras tarefas e responsabilidades a cumprir, encontra tempo para praticar baleado, caminhadas e ciclismo.

Confira a entrevista:

Momento de solidariedade na Associação Bandy’s Solidárias – Foto: Reprodução

#AP: Que razões levaram sra. a colocar seu nome para disputar à Prefeitura de Itabuna?

Charliane: Primeiramente quero ressaltar a importância da participação das mulheres na política e desejo que o meu desempenho como única mulher vereadora na atual legislatura venha despertar esse sentimento em outras pessoas. Estou colocando meu nome à disposição do povo de Itabuna, como pré-candidata a prefeita por vivenciar no dia a dia as dificuldades enfrentadas pela população com a precarização dos serviços públicos, onde todos os gestores que já passaram, tiveram sua parcela de culpa na atual situação. Precisamos avançar com uma gestão e um secretariado técnico, para que a máquina volte a funcionar com prioridades dando retorno a quem mais precisa. Estamos conversando com a população e vamos apresentar na campanha um modelo de gestão jamais visto em nossa cidade, com a oportunidade de resgatar a autoestima do povo de Itabuna.

Charliane e sua filha – Foto: Reprodução

#AP: Na sua avaliação, qual é o maior problema de Itabuna?

Charliane: Sem dúvida nenhuma, a saúde! Hoje falta um direcionamento correto dos repasses da saúde – hospitais foram fechados (Cemepi e São Lucas), um verdadeiro caos no serviço de atendimento a gestantes, com uma maternidade que falta profissionais e outra que funciona só pra casos de alto risco, postos de saúde sucateados, falta de medicamentos.

Não podemos deixar citar a segurança, sabemos que é função do Estado, mas a prefeitura pode ajudar fazendo os serviços básicos de urbanização, recapeamento e iluminação pública, mas nossa realidade está bem distante disso. Vemos importantes avenidas cheias de buracos e mal iluminadas, dificultando o trabalho da polícia.

Em dezembro, a vereadora recebeu o Título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Conselho Tutelar – Foto: Divulgação

#AP: Como estão as conversas com o MDB? A sra. será de fato a candidata do partido?

Charliane: Estamos assumindo o desafio de reorganizar o partido em nossa cidade. Saindo como candidata à prefeita, seguindo uma determinação da executiva Nacional, através do presidente, Baleia Rossi, que direciona para candidaturas novas e, preferencialmente, que dê oportunidade para as mulheres governarem seus municípios. O convite foi feito e eu aceitei!

Com seu marido, César Coutinho – Foto: Reprodução

#AP: A sra. já conta com apoiadores?

Charliane: Mesmo saindo do PTB, firmei uma aliança com o Ex-Deputado Federal, Benito Gama, que hoje é presidente estadual do partido, para que a legenda esteja na composição, onde já indicamos o novo diretório da cidade. Estamos conversando com os demais partidos, e nos próximos dias teremos novidades.

Reunião da Comissão de Finanças – Foto: Reprodução

#AP: Qual a opinião da sra. em relação à atual gestão de Fernando Gomes?

Charliane: Infelizmente, está deixando muito a desejar. Como pontuei anteriormente, temos problemas na saúde, na segurança. Sem falar na educação com fechamento de várias escolas e com um alto índice de evasão escolar.

No natal, a vereadora distribuiu presentes para a criançada – Foto: Reprodução

#AP: Ao longo do mandato de vereadora, quais foram os principais desafios sendo a única mulher no Legislativo Itabunense?

Charliane: Maior desafio é desempenhar um papel de independência e oposição ao atual governo, sofro os mais diversos tipos de retaliação e perseguições. Não sou contra a pessoa Fernando Gomes, sou contra o tipo de gestão instalada no município, com vícios e diversas irregularidades apontadas e não corrigidas. Busco construir, apontar erros, fiscalizar, propor leis e votar com a minha convicção a favor do que considero ser melhor para o povo. Sigo adiante e até o fim, sem medo de apresentar uma nova opção a sociedade itabunense. Itabuna não pode continuar seguindo pelo caminho do atraso e talvez por isso venho incomodando os mesmos de sempre.

Com o presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto – Foto: Reprodução

#AP: Qual a sua análise do atual cenário da política local?

Charliane: Estamos com várias pré candidaturas. Acredito que até abril, alguns desistirão.

Pedalada Azul, passeio ciclístico em comemoração ao Novembro Azul, voltado à prevenção do Diabetes – Foto: Reprodução

#AP: Qual a mensagem a sra. deixa para os Itabunenses?

Charliane: Sei o quanto vocês estão sofrendo com as condições precárias no serviço público da nossa cidade. Acompanho diariamente a precariedade nos serviços de saúde, educação, segurança, transporte público, além da falta de geração de emprego e renda. A mudança deste cenário está em suas mãos. Através do VOTO consciente você pode ter uma nova forma de gerir a cidade, olhando e pensando no melhor pra o povo.

Sou contadora por formação e já mostrei, através do meu mandato de vereadora, que podemos fazer uma política diferente. Não será diferente com o meu mandato de prefeita, Itabuna terá uma mulher para cuidar dela e de seu povo.

Veja também

Bolsonaro no PL fortalece Raíssa Soares na Bahia

A médica Raíssa Soares, bolsonarista que defendeu o kit Covid, vai renunciar à Secretaria de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!