sexta-feira 19 de abril de 2024
Lula e Jair Bolsonaro — Jefferson Coppola/Dedoc e Cristiano Mariz/VEJA
Home / DESTAQUE / Eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro faz indecisos descerem do muro, mostra Ipec
quinta-feira 18 de agosto de 2022 às 05:46h

Eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro faz indecisos descerem do muro, mostra Ipec

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


O percentual de brasileiros que dizem não saber em quem votar no primeiro turno da eleição presidencial diminui quando a disputa vai para uma segunda votação só com os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A diferença numérica é pequena (de 7% para 5%) e dentro da margem de erro estimada pelo Ipec, de dois pontos percentuais. Mas o recuo é comum a todos os estratos da população e sugere haver tendência de uma maior definição dos eleitores quando a disputa se afunila, avaliam especialistas ouvidos pelo Pulso.

Os percentuais dos que dizem não saber ou que não responderam ao instituto fundado por ex-executivos do Ibope oscilam para baixo de um turno para o outro em todos os recortes por sexo, idade, região, renda, nível de escolaridade, raça e religião. Também têm variação negativa entre beneficiários de programas sociais do governo e eleitores que não recebem nenhum auxílio.

A CEO do Ipec, Márcia Cavallari, lembra que um dos fatores capazes de definir o voto de um indeciso é a rejeição desse eleitor a um dos candidatos que avançam para o segundo turno.

— As pessoas se reposicionam para o segundo turno. É uma nova eleição, com um processo decisório às vezes mais fácil — complementa.

Para o professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP) José Álvaro Moisés, a dimensão dos dois líderes da pesquisa e a conjuntura econômica do pós-pandemia levaram o eleitor a avaliar a escolha entre Lula e Bolsonaro desde bem antes do início das campanhas:

— A polarização desta eleição completamente atípica foi sinalizando para a maior parte dos eleitores que a escolha se dá em torno de dois candidatos. Isso leva a uma definição de voto muito cedo em relação a esses dois polos.

Sem os demais candidatos na disputa, tanto Lula quanto Bolsonaro crescem numa eventual disputa direta. O percentual de votos em branco e nulos passa de 8% para 9% nesse cenário — a taxa oscila três pontos para cima entre os eleitores com ensino superior. Nesse grupo, 13% optam por não apoiar nem a eleição de Lula nem a de Bolsonaro no segundo turno.

O maior crescimento de Lula entre a votação de um turno e outro se dá no grupo dos eleitores com 60 anos ou mais. O petista avança 11 pontos, de 44% para 55%, tendo só Bolsonaro como adversário.

Já o candidato à reeleição avança na camada de maior renda da população, como já mostrou o Pulso. Bolsonaro sobe 13 pontos percentuais no eleitorado que ganha de dois a cinco salários mínimos, e o mesmo percentual entre os que têm renda mensal ainda mais elevada.

José Álvaro Moisés vê o crescimento de Bolsonaro entre os mais ricos não como expressão de apoio desse grupo ao presidente, mas como resultado de sua rejeição ao PT.

— Grande parte desse eleitorado também é crítica ao que o presidente sustenta, especialmente pelos ataques que ele faz às instituições democráticas. Mas há nesse segmento uma posição crítica ao que o PT representa do ponto de vista de políticas econômicas e sociais. Então é possível que esse grupo volte a se mobilizar em torno de Bolsonaro como ocorreu em 2018 — diz o professor.

A pesquisa do Ipec, contratada pela TV Globo, ouviu 2 mil eleitores de 16 anos ou mais no período de 12 a 14 de agosto. O estudo está inscrito no sistema da Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022. O levantamento tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. Essa margem difere para cada estrato da população, uma vez que as amostras têm tamanhos também diferentes.

Veja também

Desembargadores afastados pelo CNJ recorrem ao STF

Os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima recorreram ao Supremo Tribunal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas