sexta-feira 19 de julho de 2024
Transformar Juntos ocorre em Brasília e é voltado a gestores públicos - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Evento do Sebrae busca construir caminhos de desenvolvimento econômico e social nos municípios
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 15:13h

Evento do Sebrae busca construir caminhos de desenvolvimento econômico e social nos municípios

NOTÍCIAS


A 3ª edição do Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, reuniu, na última terça-feira (9), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças locais. O encontro, que segue até o dia 11, tem como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, no âmbito das compras públicas de micro e pequenas empresas; simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de turismo, sustentabilidade, economia criativa, inovação e energia; além de impulsionar a educação empreendedora no país.

Na abertura, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, frisou: “Precisamos ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, entender a economia local e criar facilidades para que o empreendedor possa vender para a prefeitura rapidamente. Nós temos que dar uma visibilidade diferenciada aos pequenos negócios, porque é este setor que gera milhões de empregos na economia e que permite a renda para o povo brasileiro. Aqui está a solução, a oportunidade e a possibilidade de um Brasil de todos os brasileiros, sem fome, sem miséria”.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, compareceu ao evento e ressaltou que o Sebrae desenvolve um importante papel no processo de capacitação das micro e pequenas empresas, ofertando ferramentas e soluções para aprimoramento de gestão. “Para além da capacitação, é fundamental que essas empresas estejam inseridas em um ambiente de negócio favorável, para que possam se desenvolver de forma sustentável. O Transformar Juntos busca fortalecer esse debate e possibilita a troca de ideias e experiências entre agentes do poder público, para que, assim, contribuir para encontrar os caminhos para um ambiente que permita aos pequenos negócios prosperarem, gerando emprego e renda nos municípios”, observou.

Também esteve presente o presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que destacou que é questão central para o governo federal a criação de emprego e renda e que, para tanto, é necessário apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas. Ele listou uma série de oportunidades para avançar na criação de mais emprego e mais renda no país.

“O Transformar Juntos é uma boa parceria com os municípios, procurando incentivar emprego e renda na ponta, no território, nos municípios. Isso passa por compras governamentais, passa por crédito, passa por treinamento, passa por exportação, passa por competitividade. Unindo esforços, transformar juntos para a geração de emprego e de renda”, disse o presidente em exercício.

A programação este ano é integrada por casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes em prol do desenvolvimento sustentável do país.

Case

A coordenadora de Programas Estruturantes da Secretaria Municipal de Uauá (BA), Edna Dantas, apresentou os projetos exitosos de seu município. A gestora discorreu sobre a Feiciju (Feira de Iniciação Científica Júnior), que trabalha a iniciação científica com alunos da Educação Infantil, Educação Fundamental, EPJAI (Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas) e Educação Especial. Edna também falou sobre o Fale – Festival Artístico Literário, que acontece a partir de seis expressões artísticas: artes visuais, criações literárias, teatro, música, dança e audiovisual (curtas), cujas temáticas estão relacionadas com o território em que os alunos estão inseridos (Semiárido).

Edna Dantas enfatiza que a veia empreendedora nos dois projetos existe por conta da metodologia JEPP (Jovens Empreendedora Primeiros Passos) do Sebrae, que atua no município desde 2013. Segundo ela, as iniciativas são desenvolvidas de forma a sempre gerar renda para os estudantes. “Essa é a primeira vez que participo deste evento e vim com o intuito de aprender mais para aprimorar meus conhecimentos, para que nossos projetos tenham um caráter ainda mais empreendedor. Com isso, nossos alunos poderão escolher o melhor caminho a seguir”, disse.

A gestora do Polo Sebrae Onshore na Bahia, Aline Lobo, também participou de painel, no qual apresentou atividades de destaque em seu segmento. Ela discorreu sobre a energia como economia portadora de futuro. Aline Lobo explicou que energia onshore é toda iniciativa de exploração e produção de energia em terra, que é uma iniciativa trabalhada pelo Polo de Óleo e Gás Onshore, liderado pelo Sebrae, e integra mais oito estados do Norte e Nordeste e um no Sudeste (Espírito Santo).

Sua abordagem apontou que a energia representa um vetor de desenvolvimento socioeconômico nos territórios e uma política de desenvolvimento de municípios, estados e país. “As grandes operadoras de energia geram grandes impactos nos espaços onde estão as suas atividades de operações. Eu apresentei o caso da parceria do Sebrae Bahia com a Origem Energia, em seis comunidades do interior, onde estão as operações e atividades da operadora, que são de agricultura de subsistência. Nessa iniciativa, o Sebrae já capacitou mais de 170 produtores, com soluções, cursos, seminários, oficinas do portólio do Sebrae e de parceiros”, detalhou.

Veja também

Histórico de navegação de atirador gera nova teoria sobre atentado a Trump

O agressor que tentou assassinar o ex-presidente americano Donald Trump durante um comício eleitoral na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!