quinta-feira 18 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Evento apresenta projeto para construção de navios na Bahia
domingo 10 de março de 2019 às 14:07h

Evento apresenta projeto para construção de navios na Bahia

DESTAQUE, NEGÓCIOS


O encontro contará com autoridades, dirigentes de empresas e políticos

O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e esta marcado para esta terça-feira (12) e irá apresentar um projeto de construção de quatro navios de guerra para a Marinha do Brasil.

 O consórcio que construirá os navios de escoltas da Classe Tamandaré

A empresa vencedora da licitação vai construir quatro corvetas para a Marinha Brasileira. As embarcações são usadas para fazer a vigilância da costa e para participar de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Resultado de imagem para Corvetas Tamandaré
Modelo da embarcação em escala

Há três corvetas disponíveis na Marinha do Brasil mas estão com mais de com 40 anos em atividade. As novas embarcações terão uma tecnologia mais avançada, mais autonomia de navegação e capacidade para até 136 tripulantes. O custo das corvetas é de R$ 1,6 bilhão de dólares.

A proposta na FIEB prevê colocar em operação o estaleiro Enseada Indústria Naval, que esta localizado ao lado do estaleiro da Petrobras em São Roque do Paraguaçu no município de Maragogipe no recôncavo baiano, gerando dois mil empregos ao longo de sete anos.

O projeto é do Consórcio Villegagnon, um dos quatro classificados para a última etapa da licitação dos navios. O evento acontece no auditório do Centro de Eventos do Senai Cimatec, em Piatã e busca reunir lideranças empresariais interessadas em participar da construção.

Resultado de imagem para Corvetas Tamandaré
Projeto das quatro embarcações que serão construídas

O resultado da licitação deve ser divulgado no dia 22 desse mês de março. O Consórcio Villegagnon, composto pelo Naval Group, Mectron e Estaleiro Enseada, apostam na Gowind 3000 para a concorrência das Corvetas Classe Tamandaré (CCT). O projeto tem valor estimado de R$ 6 bilhões.

Mectron

A Mectron – Engenharia, Indústria e Comércio S. A. foi uma empresa brasileira sediada em São José dos Campos, São Paulo. Foi uma empresa com foco no mercado de alta tecnologia, em especial o de defesa. Em 2010/11 foi adquirida pela Odebrecht, integrando assim à empresa Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT).

Fundada em 14 de fevereiro de 1991, através de uma associação de engenheiros oriundos de outras empresas joseenses do setor, fabrica, desde radares, subsistemas e mísseis, até softwares de simulação.

Resultado de imagem para Corvetas Tamandaré projeto

Em agosto de 2016, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica autorizou a venda da divisão, da Odebrecht (ODT), para a israelense Elbit. O motivo da venda seria a crise financeira na qual o grupo foi lançado pelas investigações de corrupção da Operação Lava Jato. Assim, desde 2017 à ODT bem com à Mectron deixou de existir.

Produtos de destaque

  • MAA-1A Piranha: míssil ar-ar de curto alcance e guiagem infravermelha usada em combates dentro do campo visual do piloto.
  • MAA-1B Piranha: míssil ar-ar de quarta geração que está em processo de desenvolvimento.
  • A-Darter: míssil ar-ar de quinta geração que esta em processo de desenvolvimento.
  • MSS-1.2: míssil anticarro terra-terra com guiagem à laser e médio alcance (3 km).
  • MAN-1: míssil antinavio em desenvolvimento.
  • MAR-1: míssil anti-radar em desenvolvimento.
  • Radar SCP-01: Radar que será empregado na modernização do caça brasileiro AMX.

Veja também

Comandantes das Forças Armadas vão a Câmara reclamar de corte no Orçamento

O ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes das Forças Armadas participam de audiência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas