segunda-feira 23 de junho de 2025
Foto de 10 de maio de 2025 mostra o vice-premiê chinês He Lifeng (D) e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, em Genebra - FDFA/AFP/Arquivos
Home / Mundo / MUNDO / EUA e China buscam prolongar trégua comercial em negociações em Londres
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 08:10h

EUA e China buscam prolongar trégua comercial em negociações em Londres

MUNDO, NOTÍCIAS


Depois de uma reunião em Genebra há um mês, Estados Unidos e China iniciam nesta segunda-feira uma nova rodada de negociações em Londres para prolongar a trégua na guerra comercial, em um contexto no qual as tensões persistem entre as duas potências econômicas.

Do lado americano, o presidente Donald Trump afirmou que a delegação será integrada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, pelo secretário do Comércio, Howard Lutnick, e pelo representante da Casa Branca para o Comércio (USTR), Jamieson Greer.

“A reunião deve seguir muito bem”, disse Trump em uma mensagem na sua plataforma Truth Social.

“Queremos que China e Estados Unidos aproveitem o impulso do acordo assinado em Genebra”, insistiu no domingo, em entrevista ao canal Fox News, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

O governo britânico informou que não participará nas negociações, mas que defende “o livre comércio”. “Já deixamos claro que uma guerra comercial não é boa para ninguém, então apoiamos as conversações”, declarou um porta-voz à AFP.

A reunião, no entanto, também acontece em um cenário de aumento das tensões, depois que Trump acusou Pequim de não respeitar o acordo para reduzir a crise assinado em Genebra.

“Queremos que a China aplique sua parte do acordo. E é isso que nossa equipe pretende discutir em Londres”, destacou Leavitt.

Na Suíça, após dois dias de negociações, Washington aceitou reduzir as tarifas sobre os produtos chineses de 145% para 30%, em troca de uma medida similar por parte de Pequim, de 125% para 10% sobre os produtos americanos, durante um período de 90 dias.

Veja também

Irã lança mísseis contra bases dos EUA no Catar e no Iraque

O Irã disparou seis mísseis contra uma base americana nesta tarde de segunda-feira (23) no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!