sexta-feira 6 de dezembro de 2024
Foto:Divulgação-Ascom/ SEC
Home / EDUCAÇÃO / Estudantes competem por vagas na Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia
sexta-feira 9 de agosto de 2024 às 17:21h

Estudantes competem por vagas na Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


Mais de mil estudantes de 25 escolas dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália iniciaram a corrida por uma vaga na Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). Eles competem nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handball, tênis de mesa e judô. Até esta quinta-feira (8), as disputas da Etapa Territorial da Costa do Descobrimento acontecem no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães, em Eunápolis.

Para o coordenador de esporte do Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27), Fabio Vilas Boas, os jogos estudantis desempenham um papel crucial na promoção, inclusive, da identidade cultural e territorial, principalmente na Região da Costa do Descobrimento, onde é grande a presença dos povos indígenas. Segundo ele, é uma forma de valorizar e celebrar a história e a rica herança cultural.

“O esporte transforma a escola em um espaço mais vivo e acolhedor de aprendizado. Como ferramenta pedagógica, os jogos são muito importantes no combate à evasão e na melhoria do rendimento escolar, promovendo também o desenvolvimento físico e social ao mesmo tempo’, explicou o gestor.

A estudante do Complexo Integrado Educação Básica, Tecnológica e Profissional de Porto Seguro, Maria Eduarda Carvalho, 17 anos e capitã do time de vôlei feminino, fala sobre os jogos e a participação dos alunos. “É um dos momentos mais esperados do ano letivo. Não somente o vôlei, mas todas as modalidades de esportes são de extrema importância para nossa saúde física e mental, além de servir como meio de descontração. Um momento que temos para brilhar e crescer no meio esportivo”, declarou.

A prática esportiva no ambiente escolar integra a gestão de aprendizagem da Secretaria da Educação do Estado (SEC) como modelo estruturante e estratégico. A participação em competições esportivas traz benefícios para crianças e adolescentes, tanto no desenvolvimento dos aspectos físicos, como nos cognitivos, emocionais e sociais, e estimula as habilidades motoras, tomadas de decisões, resiliência e cooperação.

Programação dos jogos – Na próxima semana, equipes de estudantes de outras regiões da Bahia também estarão disputando uma vaga na Etapa Interterritorial do JEB. A meta é participar da Etapa Estadual e, em seguida, a Nacional, entre os meses de setembro e outubro. Na segunda-feira (12), os jovens da Chapada Diamantina se reúnem em diferentes modalidades, assim como os alunos das redes municipal, estadual e particular do Território de Identidade do Médio Sudoeste. Nos dias 13 e 16 é a vez dos meninos e meninas da Região do Velho Chico mostrarem seu potencial esportivo. E, finalizando a semana, entram em campo e nas quadras os estudantes das regiões do Recôncavo e Bacia do Rio Grande.

Veja também

‘Era só o que faltava’, ironiza Bolsonaro após diretor da PF responder Arthur Lira sobre indiciamentos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, após …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!