quinta-feira 17 de julho de 2025
Militares em evento em Brasília — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Esquema de segurança mobiliza 40 mil agentes para cúpula do Brics no Rio de Janeiro
sábado 5 de julho de 2025 às 16:53h

Esquema de segurança mobiliza 40 mil agentes para cúpula do Brics no Rio de Janeiro

NOTÍCIAS


A reunião de cúpula do Brics, grupo que reúne as maiores economias emergentes do mundo, está mobilizando cerca de 40 mil agentes para o evento, que começa neste domingo (4), no Rio de Janeiro. A operação conta mais de 20 mil agentes das Forças Armadas e das forças de segurança estadual.

Tanques de guerra foram posicionados na orla carioca. No espaço aéreo, uma série de restrições serão aplicadas e toda a coordenação ocorrerá em uma sala especial da Aeronáutica.

Além disso, 17 mil policiais civis e militares também atuam nas ruas da capital fluminense, que terá feriado decretado na próxima segunda-feira (7). Ao todo, 35 delegações internacionais estarão na cidade, sendo acompanhadas por agentes federais.

A circulação das delegações diplomáticas exigirá bloqueios de ruas, restrição de acesso a bairros como Copacabana e Flamengo, além do fechamento temporário do aeroporto Santos Dumont, nos dias 6 e 7 de julho.

Equipes do Exército e da Polícia Federal realizaram varreduras nos quartos de hotéis que vão hospedar autoridades internacionais. As tropas também estão preparadas para situações de ameaças com armas químicas e biológicas.

Criado em 2001, o grupo é composto por 11 membros plenos – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã-, além de 10 nações parceiras – Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. Juntas, essas economias representam 39% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e quase metade da população do planeta.

Com a presença de chefes de Estado e de governo de mais de 20 países, a 17ª Cúpula do Brics transforma o Rio de Janeiro em uma zona de segurança máxima entre os dias 5 e 8 de julho. O encontro acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.

Veja também

Projeto propõe tarifa diferenciada no transporte público de Salvador fora dos horários de pico

Projeto de Indicação de nº 110/2025, aprovado na Câmara Municipal de Salvador, de autoria do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!