sábado 14 de setembro de 2024
Foto: Doctor American Car/Acervo pessoal
Home / NOTÍCIAS / Especialista dribla defeitos crônicos no Brasil dos veículos da Jeep, Dodge e Chrysler
sábado 3 de agosto de 2024 às 10:46h

Especialista dribla defeitos crônicos no Brasil dos veículos da Jeep, Dodge e Chrysler

NOTÍCIAS


Muita coisa mudou desde março de 2014, quando a Dr. Chrysler apareceu em reportagem da revista Quatro Rodas, sobre oficinas mecânicas que se dedicavam a apenas uma marca. A repercussão foi tamanha, que até o próprio nome da oficina mudou. E isso tem uma explicação bem simples.

O endereço é o mesmo, na na zona norte de São Paulo, e continua especializada no atendimento de modelos das marcas Chrysler, Dodge e Jeep. Mas agora é Doctor American Car.

“Após a publicação da matéria na Quatro Rodas e também a exposição em outros veículos de comunicação, como sites, fui procurado, em 2015, por um oficial de justiça, pois a marca dona da Chrysler exigia que eu me tornasse uma autorizada oficial para ter o direito de utilizar o nome”, conta Sandro dos Santos, 45 anos, sócio-proprietário da Doctor American Car.

Doctor American Car
Foto: Doctor American Car/Acervo pessoal

O empresário conta que foi um susto e chegou a calcular qual seria o investimento para tornar-se uma autorizada: poderia passar dos 3 milhões de reais. “Mesmo com o bom movimento da oficina, cerca de 80 carros por mês, esse investimento era inviável e, por isso, resolvi trocar o nome e resolver a questão”, afirma.

O nome Doctor American Car já estava registrado e o empresário teve que transformar toda a identidade visual da oficina. “Na época foi bem conturbado, mas esse nome me trouxe sorte e cresci muito mais depois dessa questão.”

Vida de influencer

Em abril de 2020, um mês após o início da pandemia, o telefone da oficina praticamente não tocou e o salão de mais de 1.000 m² ficou vazio. Diante desse cenário, Santos se reinventou.

Doctor American Car
Foto: Doctor American Car/Acervo pessoal

“A oficina já tinha nome e eu sempre fui requisitado como consultor de oficinas em todo o Brasil, resolvi usar isso a meu favor e criei a conta do Doctor American Car no instagram”, conta. “Já de cara comecei a publicar stories com o nome chão de oficina mostrando exatamente o dia a dia e tivemos uma repercussão enorme e também muita interação.”

Atualmente, são 114.000 seguidores e Santos salienta que o conteúdo que produz é direcionado tanto para outros reparadores quanto para os clientes. “Nos destaques ensino como agir em relação a cada luz de alerta que acende no painel desses modelos americanos e também indico cerca de 100 oficinas multimarcas que atendem em todo Brasil”, diz Santos.

Após a empreitada, Santos se orgulha em dizer que as parcerias com marcas automotivas que faz para o seu Instagram trouxe uma nova fonte de renda, mas que tudo gira em torno da oficina.

Principais problemas mecânicos

Há 23 anos, o empresário tem oficina especializada no atendimento de modelos produzidos pelas marcas americanas que faziam parte do Grupo Chrysler. Não à toa, sabe de cor os defeitos que podem ser considerados crônicos.

Doctor American Car
Foto: Doctor American Car/Acervo pessoal
“Com o sucesso de vendas da Jeep é natural que tenhamos recebido cada vez mais modelos da marca por aqui e nos chama atenção problemas no módulo de injeção, transmissão e ABS. É sempre em SUVs com mais de cinco anos de uso”, afirma.

Santos acredita que esse defeito esteja relacionado com o asfalto mal conservado das cidades brasileiras e que esses módulos não foram preparados para lidar com tanto impacto.

Mas essa falha não aparece em modelos mais recentes, como Renegade e Compass, que teriam passado por uma “tropicalização” mais adequada. Mas, lembra Santos, “só o tempo irá garantir que o problema foi solucionado”.

Outra questão constante é o defeito no trocador de calor do câmbio automático que equipa o Chrysler 300 C ou mesmo Grand Cherokee. A falha ocorre devido a uma imperfeição no resfriador, que depois de algum tempo, permite a passagem de água do sistema de arrefecimento para dentro da transmissão, causando destruição da peça.

Doctor American Car
Foto: Doctor American Car/Acervo pessoal

Esse, inclusive, é o mesmo defeito que donos de Renegade e Compass têm encontrado, como revela reportagem recente da seção Autodefesa da revista Quatro Rodas.

Para concluir, o empresário reclama da falta de peças com qualidade no mercado de reparação e do excesso de peças chinesas, de qualidade questionável. “Muitas vezes tenho que importar dos EUA a peça adequada, fazendo o cliente esperar até um mês pela solução do problema”, afirma.

De olho no futuro

Santos entende que os motores a combustão não são o futuro e tratou de se reinventar mais uma vez. Criou uma oficina chamada Thunder, que atenderá apenas carros elétricos. Já tem, inclusive, parceria com a BYD para atender os veículos comerciais da marca que estão em circulação.

“Ainda não sabemos ao certo quando teremos apenas modelos elétricos por aqui, mas a tecnologia é uma realidade e precisamos nos adiantar, aprender sobre ela e prestar o melhor serviço possível”, conclui Santos.

Além de carros, a oficina atenderá motos e bicicletas. A única exigência é serem movidos exclusivamente por motores elétricos: nem os híbridos serão aceitos.

Veja também

Após vídeo de apoio para Nunes, Bolsonaro compartilha gravação em que Marçal critica igreja

Pouco mais de duas semanas após Jair Bolsonaro (PL) fazer acenos para a campanha do empresário Pablo Marçal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!