sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Escola Judiciária Eleitoral da Bahia tem novo diretor
terça-feira 2 de abril de 2019 às 13:58h

Escola Judiciária Eleitoral da Bahia tem novo diretor

DESTAQUE, JUSTIÇA


Magistrado do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia assume a direção da EJE-BA em primeira sessão plenária com o desembargador Jatahy Júnior na presidência do TRE-BA

O juiz da Corte Eleitoral baiana Freddy Carvalho Pitta Lima assumiu a direção da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. Escolhido por unanimidade pelos integrantes do pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o juiz assume a EJE-BA para o biênio de 2019-2021. O início de sua gestão foi formalizado em sessão plenária nesta última segunda-feira (1), a primeira com o desembargador Jatahy Júnior na presidência do TRE-BA.

O novo diretor da Escola Judiciária sucede a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman, que dirigiu a EJE-BA entre 2017-2019. Além de fomentar um aprofundamento do Direito Eleitoral, a escola funciona como um canal de aproximação entre esta justiça e a sociedade baiana. Entre os projetos coordenados pela EJE-BA, estão o “Eleitor do Futuro”, que promove educação política de crianças e jovens e o “Político do Futuro”, que fomenta consciência cidadã e postura ética também entre estudantes.

Durante a sessão plenária, o presidente Jatahy Júnior desejou sorte ao diretor da EJE-BA, destacando que a experiência do juiz à frente da Associação dos Magistrados da Bahia apoiaria o desempenho do novo trabalho. “Vossa excelência, que sempre foi um entusiasta das escolas de magistratura, passa agora, e tenho certeza que com louvor, de entusiasta a executivo das escolas judiciais”, afirmou o presidente.

O diretor da EJE-BA agradeceu a indicação e os votos dos pares. “Esse é mais um desafio que pretendo superar e para o qual vou me empenhar ao máximo. Conto com a ajuda de toda a Corte, principalmente do vice-diretor, de quem vou precisar da experiência, uma vez que assumiu a direção da escola na ausência de Drª Patrícia”.

O vice-diretor da escola, juiz Diego Castro Lima, elogiou a competência do novo gestor da EJE-BA. “É muito gratificante fazer parte desse trabalho para a Justiça Eleitoral. Eu estarei à inteira disposição para tentar contribuir no que for possível, mas tenho plena certeza de que será o inverso: que vossa excelência é quem contribuirá com o meu aprendizado”.

Antes de encerrar a sessão plenária, o presidente Jatahy Júnior reforçou o convite para a conferência magistral de abertura do grupo de pesquisa “Direito Eleitoral e Democracia”, que será realizada pela EJE-BA, nesta quarta-feira (3/4). O palestrante será o português Vitalino Canas, professor doutor da Universidade de Lisboa, deputado da Assembleia portuguesa e vice-presidente da Assembleia Legislativa da OTAN. “É uma honra para a Bahia ter um palestrante deste quilate”, afirmou Jatahy.

Na ocasião, como o presidente e o vice-presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, estarão em Brasília, convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o juiz Diego Castro Lima representará a Corte baiana.

Perfil

Baiano de Salvador, o juiz Freddy Pitta Lima já presidiu a Associação dos Magistrados da Bahia. Formou-se em direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em 1994. É pós-graduado em Ciências Criminais e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Entrou para a magistratura em 1999, passando pelas comarcas de São Felipe, Belmonte, Irecê e Feira de Santana, até chegar a Salvador, onde atua na 3ª Vara do Fórum Criminal.

Veja também

Ministro do STF determina retirada de tornozeleira de bicheiro Rogério Andrade

Andrade foi preso em flagrante em agosto por determinação da 1ª Vara Especializada em Crime …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas