sábado 13 de julho de 2024
Foto: Reprodução/Reltelegrafo
Home / Mundo / MUNDO / Equador sofre apagão geral por falhas na rede de fornecimento
quarta-feira 19 de junho de 2024 às 19:54h

Equador sofre apagão geral por falhas na rede de fornecimento

MUNDO, NOTÍCIAS


O Equador ficou sem eletricidade na tarde de quarta-feira (19) devido a falhas na rede de fornecimento, informou o ministro interino de Energia, Roberto Luque. “Há uma falha na linha de transmissão que ocasionou uma desconexão em cascata, por isso não há serviço energético em escala nacional”, escreveu Luque na rede social X.

“Estamos concentrando todos os nossos esforços para resolver o problema o mais rápido possível”, acrescentou o funcionário.

Por volta das 15H20 locais (20H20 GMT), o apagão geral surpreendeu os equatorianos. Cerca de uma hora depois, a eletricidade começou a retornar de forma progressiva na capital, constatou a AFP.

O prefeito de Quito, Pabel Muñoz, declarou na X que toda a capital foi afetada pela queda do serviço e acrescentou que até mesmo o metrô da cidade, “que usa um sistema isolado” da rede geral, foi afetado.

“Determinei a ativação de todas as equipes do Município de Quito para que ajudem a facilitar a mobilidade, prevenir acidentes nas principais interseções e cuidar dos espaços públicos”, acrescentou.

No porto de Guayaquil (sudoeste do país e segunda maior cidade do Equador), a empresa de água potável pediu à população para “tomar medidas e se abastecer”, enquanto o bonde da cidade andina de Cuenca também teve que suspender o serviço.

O Equador sofreu apagões programados de até 13 horas em abril passado devido a uma prolongada seca que reduziu ao mínimo os reservatórios. Os cortes terminaram em maio com a volta das chuvas.

Veja também

Ibovespa não registrava 10 altas seguidas desde janeiro de 2018

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (12) pelo décimo pregão seguido, encostando nos 129 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!