De 28 de abril a 30 de maio, a Diretoria de Projetos de Engenharia promoveu o Estágio Setorial de Elaboração de Projetos (ESEP 2025/1), destinado a capacitar oficiais, subtenentes e sargentos do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx) para a elaboração de projetos de engenharia, utilizando a metodologia Building Information Modeling (BIM), habilitando-os na condução completa de projetos de obras militares — desde a concepção até a entrega final —, com foco na aplicação de ferramentas e processos BIM.
A finalidade do ESEP é preparar os oficiais do Quadro de Engenheiros Militares, e do Serviço Técnico Temporário, para atuação nas Seções Técnicas dos Grupamentos de Engenharia (Gpt E), Regiões Militares (RM), Comissões Regionais de Obras (CRO) e Serviços Regionais de Obras (SRO), bem como em outras organizações militares do Exército Brasileiro, no âmbito das atividades relacionadas à elaboração de projetos de engenharia.
O ESEP, conduzido pelo Centro de Instrução de Engenharia, sob a coordenação técnica, acadêmica e administrativa da DPE, foi fruto de um planejamento iniciado em outubro de 2024, que previu a realização de dois turnos para o ano de 2025. O primeiro turno foi iniciado na modalidade EaD, de 28 de abril a 23 de maio, e concluído com a fase presencial, de 26 a 30 de maio, nas instalações da Diretoria de Obras Militares. O segundo turno está previsto para ocorrer em setembro de 2025.

Participaram da capacitação 27 (vinte e sete) estagiários, provenientes de diversas Organizações Militares do Sistema de Engenharia do Exército, além de dois oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Serviço Regional de Engenharia da Aeronáutica de Brasília (SERINFRA-BR).
Foram instrutores do ESEP 2025/1 o Gen Bda R/1 Giuseppe, Chefe da Assessoria Especial do DEC; o TC QEM Giuseppe e a Cap QEM Daiane, ambos do Instituto Militar de Engenharia; a Maj QEM Rebeca, o Cap QEM Bruno Neves; 1º Ten OTT Arquit Jaqueline Duarte, todos da DPE; e a Cap QEM Larissa Albuquerque, da Diretoria de Obras Militares.
A abertura do ESEP contou com a participação do Gen Ex Anisio David de Oliveira Junior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, reforçando a relevância do estágio para o Sistema de Engenharia da Força Terrestre. Na ocasião, o Gen David deu as boas-vindas aos estagiários, colheu as impressões dos mesmos sobre o ESEP, ouviu sugestões para o aprimoramento dos processos relacionados às obras militares e, ainda, transmitiu diretrizes fundamentais aos presentes.
O encerramento foi marcado por cerimônia nas instalações da Diretoria de Projetos de Engenharia (DPE), ocasião em que foram realizadas a entrega dos certificados de conclusão, a brevetação dos estagiários e a entrega de brindes institucionais da DPE. Nesta oportunidade, o Cap QEM Carlos Eduardo Cursino Batista, do Serviço Regional de Obras da 10ª Região Militar (SRO/10), foi agraciado como estagiário destaque da turma.
Em sua fala, o Cel Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, Diretor da DPE, destacou a importância da capacitação contínua no âmbito do SEEx, ressaltando que o desenvolvimento de projetos de engenharia exige alto grau de tecnicidade, rigor metodológico e constante atualização. Enfatizou, ainda, que a realização do ESEP 2025/1 representa um marco para a DPE e para o Sistema de Engenharia, por se tratar da primeira turma do estágio, reforçando o compromisso com a disseminação de conhecimentos técnicos, com a padronização de processos e com o fortalecimento das competências institucionais.