sábado 12 de julho de 2025
Plenário do STF durante sessão de julgamento — Foto: Gustavo Moreno/STF
Home / DESTAQUE / Empresas garantem na Justiça a exclusão do ISS do PIS e da Cofins
segunda-feira 16 de junho de 2025 às 15:57h

Empresas garantem na Justiça a exclusão do ISS do PIS e da Cofins

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Oito anos após a derrota na discussão sobre a exclusão do ICMS do cálculo do PIS e Cofins, a União enfrenta uma nova batalha tributária. Agora, o foco está na exclusão do ISS da base das contribuições sociais. Essa questão, considerada uma “tese filhote”, mostra que os contribuintes estão em vantagem nas decisões de segunda instância e têm boas perspectivas no Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão sobre o ISS surge em um momento crítico, onde a União já contabiliza perdas significativas em suas receitas. A expectativa é que, assim como ocorreu com o ICMS, a decisão final do STF possa resultar em um impacto financeiro considerável para os cofres públicos. Especialistas apontam que a vitória dos contribuintes nessa nova tese pode abrir precedentes para outras discussões tributárias.

Os contribuintes têm se mobilizado e obtido decisões favoráveis em instâncias inferiores, o que fortalece suas chances no STF. A situação atual reflete um cenário em que a União pode enfrentar mais um revés em sua política tributária, ampliando a discussão sobre a justiça fiscal e a arrecadação de impostos no Brasil.

A análise das movimentações judiciais e das decisões já proferidas indica que a União deve se preparar para um novo desafio, que pode resultar em mais perdas financeiras. A expectativa é que o STF se pronuncie em breve, definindo o futuro dessa importante questão tributária.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!