sexta-feira 29 de março de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Empresários duvidam que cronograma de concessões do Governo Federal seja mantido em 2020
quinta-feira 4 de junho de 2020 às 12:55h

Empresários duvidam que cronograma de concessões do Governo Federal seja mantido em 2020

NOTÍCIAS


Os novos números do Barômetro da Infraestrutura Brasileira, sondagem semestral da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) e EY junto a empresários, gestores de investimentos e especialistas é de assustar. A pandemia do novo coronavírus atingiu a economia tal qual um meteoro – e o ceticismo com a capacidade de recuperação proposta pelos governos é grande.

Para 97,4% dos entrevistados de acordo com a coluna Radar, a crise vai prejudicar o cumprimento dos cronogramas de concessão dos governos federal e estaduais previstos para este ano. Mais da metade deles acredita que a União não aproveita ou aproveita muito pouco o potencial que existe para a realização de investimentos em infraestrutura no Brasil por meio de concessões e PPPs.

Não é à toa, portanto, que o cenário para investimentos em infraestrutura seja visto como desfavorável para 61%, bem diferente dos 24,4% registrados na pesquisa anterior, no segundo semestre de 2019.

O cenário é visto como desfavorável para novas contratações para 65,6% dos entrevistados, assim como 84,4% são pessimistas em relação ao crescimento econômico do país nos próximos seis meses.

“A crise deteriorou o ambiente. O setor privado está pensando no curto prazo, em ajustar os contratos de concessão com os devidos reequilíbrios, o quanto antes. São centenas de contratos em vários setores. Mas há apetite para os ativos de infraestrutura. Isso vale para o governo federal e para estados e municípios. Os cronogramas das concessões que estão sendo estudadas vão sofrer atrasos, o que é natural, pois estudos precisam ser analisados com mais cuidado. Ninguém sabe qual é a perspectiva de demanda e de crescimento daqui pra frente, e essas informações são relevantes. O importante é modelar projetos bem qualificados e leilões de concessões com disputa”, disse Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib.

Veja também

Patrimônio da Petros alcança R$ 130,5 bilhões em 2023, alta anual de 8%

Os dois maiores planos de benefício definido da Petros encerraram 2023 com superávit, informou o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas