segunda-feira 15 de julho de 2024
Foto: células solares n-type TOPCon/Fábrica da BYD
Home / NEGÓCIOS / Empresa surpreende com lançamento de novo painel solar ultraeficiente
sexta-feira 27 de outubro de 2023 às 15:27h

Empresa surpreende com lançamento de novo painel solar ultraeficiente

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Trina Solar lança inovador painel solar a ser fabricado na China, ostentando impressionante eficiência de conversão de 25,8%.

A Trina Solar iniciou a produção comercial do seu novo painel solar Vertex N 610W na fábrica de Huai’na, na China. A planta conta com uma capacidade de produção de 10 GW para o equipamento, além de mais 10 GW para a produção de células solares n-type TOPCon. Segundo a Trina Solar, o novo painel solar utiliza wafers de silício no formato retangular de 210 mm e conta com eficiência de conversão de 25,8%.

Confira algumas das principais vantagens do novo painel solar fabricado na China

Os novos painéis solares da Trina Solar ainda são compatíveis para uso com trackers e são voltados para aplicação em usinas comerciais, industriais e de geração centralizada. O módulo fotovoltaico conta com dimensões de 2382 mm por 1134 mm, padrão recentemente adotado em conjunto pelos principais fabricantes do setor de energia solar, de acordo com o que foi visto nos lançamentos da SNEC PV Power Expo, feira da indústria solar realizada em Xangai, na China.

Segundo a Trina Solar, este formato conta com diversas vantagens, incluindo um melhor aproveitamento de espaço em contêineres de transporte.

Dados oficiais do governo da China apontam que a produção de células fotovoltaicas cresceu 63,2% entre os meses de janeiro e setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, somando 384,28 GW. Apenas no mês passado, o país produziu 51,4 GW, um avanço de 65,4%.

Entenda como funciona o novo painel solar da Trina

TOPCon é uma abreviação de tunnel oxide passivated contact, que significa contato passivado com óxido de efeito túnel. A estrutura dessa célula consiste em uma película fina de óxido de túnel encaixada entre um óxido condutor transparente (TCO) e uma lâmina de silício cristalino tipo p.

A película age como um passivante, evitando a recombinação de portadores de carga na superfície da célula solar. A eficiência aumentada possibilita que o novo painel solar capture uma quantidade maior de energia por área.

A dopagem é um processo químico que consiste na introdução de impurezas em um cristal de silício, possibilitando uma melhor condutividade elétrica. Este processo pode resultar em semicondutores tipo n (N-Type) ou tipo p (P-type), dependendo do material utilizado. Tipo n se refere ao silício dopado com fósforo ou arsênio e Tipo p se refere ao silício dopado com gálio ou boro.

Trina Solar anuncia nova unidade no Brasil

A Trina Tracker, subsidiária da chinesa Trina Solar, anunciou em agosto a instalação de uma fábrica de rastreadores solares em Salvador, Bahia. O equipamento é utilizado para ampliar a geração de energia dos painéis solares, acompanhando a movimentação do sol durante o dia.

O Brasil é o segundo país a receber uma fábrica da Trina Solar fora da China. A empresa também conta com uma unidade fabril na Espanha. A nova fábrica na Bahia deve entrar em atividade ainda no último trimestre deste ano.

A princípio a fábrica terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, entretanto, poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. Desta forma, a capacidade de produção de rastreadores da empresa terá um incremento de 33%, passando de 7,5 para 10 GW anuais.

Segundo Alvaro García-Maltrás, vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, em entrevista, a Bahia é um ótimo Hub, um ótimo ponto logístico e também um local de acesso onde está sendo desenvolvida a maioria dos projetos de larga escala no Brasil, é possível ver muito interesse também no mercado de geração distribuída para implantação de rastreadores.

Veja também

Justiça traça primeiros limites ao uso de inteligência artificial nas eleições municipais

A Justiça começou a punir o uso irregular de inteligência artificial (IA) na pré-campanha das eleições municipais, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!