quinta-feira 25 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Empresa na Bahia lançará nanosatélites para monitorar o território brasileiro
domingo 6 de setembro de 2020 às 09:03h

Empresa na Bahia lançará nanosatélites para monitorar o território brasileiro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Do tamanho de uma caixa de sapato ficarão a distância entre 400 e 700 quilômetros da órbita terrestre 

A empresária baiana Aila Raquel classificou-se para a fase final da etapa brasileira da Copa do Mundo de Empreendedorismo, ao planejar o lançamento de pequenos satélites com o objetivo de monitorar o território brasileiro para setores econômicos.

A Alya Nanosatélites disputa entre seis concorrentes as três vagas para a etapa mundial da copa, programada para outubro, na Arábia Saudita, com a participação de mais de 150 países.

Alya Nanosatélites no Space Forum de Luxemburgo | Vaquinhas online

Independentemente do resultado a ser obtido na Copa, a empresária quer colaborar com os setores de mineração, agricultura, petróleo e gás, por meio do monitoramento proporcionado pelos instrumentos capazes de gerar imagens de alta resolução.

Outro objetivo, acrescenta Raquel, é monitorar a proteção ambiental, ao indicar locais onde torna-se necessária uma maior atenção, como focos de queimada e manchas de óleo no mar, duas ocorrências recentes e sem solução nem identificação de culpados.

Tecnologia empregada

Os nanossatélites têm o tamanho aproximado de uma caixa de sapato e localizam-se a uma distância variando entre 400 e 700 quilômetros, tomando como referência a superfície do planeta.

As câmeras chamadas hiperespectrais produzem as imagens de acordo com o projeto com pretensão de lançar, a cada dois anos, novos nanossatélites de tecnologia atualizada.

A base de lançamento dos equipamentos é uma fazenda situada no município de Tucano, a 250 km de Salvador, de onde a empresária pretende oferecer os serviços de comando e rastreamento por meio dos nanossatélites de tecnologia chinesa.

Veja também

PF deflagra operação contra desvios de verbas na prefeitura de Vitória da Conquista

Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre 18 mandados de busca e apreensão e 12 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas