A Força Aérea de Portugal (FAP) encomendou mais um avião cargueiro militar militar KC-390 Millenium da Embraer. A compra foi anunciada nesta última segunda-feira (16), em Paris, pela Embraer. Com a nova encomenada, a FAP passará a contar com 6 unidades do modelo a partir de 2029.
A Embraer também anunciou que o contrato inclui opções de compras de outras 10 aeronaves que poderão ser negociadas para países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A empresa detém 65% do controle acionário da companhia portuguesa OGMA, localizada em Alverca do Ribatejo.

As opções de compra, segundo informou a FAP, são para garantir reserva de espaço na linha de produção, garantindo uma entrega antecipada dos aviões para os países aliados. A iniciativa visa fortalecer as capacidades logísticas e operacionais conjuntas entre as nações. A Embraer costura acordos a partir de Portugal com outros países membros da OTAN, ampliando, assim, sua atuação no mercado europeu de defesa.
Segundo o ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, “a inclusão de 10 opções de compra (do KC-390) para futuras negociações, governo a governo europeu, permitirá que outras nações e a OTAN possam, por meio de Portugal, adquirir plataformas interoperáveis e versáteis, habilitando o desenvolvimento contínuo da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, através do seu Centro de Treino KC-390 (em Alverca)”.
Para o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Júnior, a parceria da empresa com o Estado português e a Força Aérea é o reconhecimento do produto que foi entregue ao país. “A aquisição do sexto KC-390 pela Força Aérea Portuguesa, que opera a aeronave desde 2023, será a primeira compra adicional de um operador, o que demonstra o reconhecimento da qualidade e do resultado operacional que o avião tem alcançado”, afirmou ele.
O KC-390 Millennium é o principal cargueiro militar da Embraer e vem ganhando espaço no mercado de defesa europeu. Além de Portugal, países como Hungria, Países Baixos, Áustria e República Tcheca também já anunciaram encomendas da aeronave. O principal concorrente é o C-130J Super Hercules, fabricado pela norte-americana Lockheed Martin. Trata-se de uma versão mais moderna da tradicional linha Hercules, amplamente usada por países da Otan e outras forças aéreas ao redor do mundo.