terça-feira 29 de abril de 2025
O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão da Primeira Turma do STF — Foto: Antonio Augusto/STF
Home / JUSTIÇA / Em julgamento de Bolsonaro no STF, Moraes e Cármen destacam elogio a Brasil em medida de Trump sobre identificação de eleitores
quarta-feira 26 de março de 2025 às 10:56h

Em julgamento de Bolsonaro no STF, Moraes e Cármen destacam elogio a Brasil em medida de Trump sobre identificação de eleitores

JUSTIÇA, MUNDO, NOTÍCIAS


Os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltaram nesta quarta-feira a medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que cita o Brasil como exemplo positivo de identificação de eleitores. As declarações foram feitas durante o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Enquanto Moraes falava de uma suposta atuação do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, atual deputado federal, para desacreditar as urnas eletrônicas, Cármen Lúcia citou a medida, editada na terça-feira:

— Ontem foi reconhecido nos Estados Unidos o mérito do sistema brasileiro.

Moraes, então, explicou a medida tomada por Trump e comparou o elogio com os ataques ao sistema eleitoral brasileiro:

— O Brasil citado expressamente como um modelo de sucesso pelo presidente norte-americano Donald Trump. Enquanto aqui no Brasil houve toda essa preparação para se colocar em dúvida as urnas eletrônicas.

Trump assinou uma ordem executiva que exigirá a comprovação da cidadania dos EUA em formulários eleitorais. O texto da medida enumera uma série de exemplos de países que adotaram medidas para “proteger o processo eleitoral”, citando iniciativas no Brasil e Índia para usar a biometria na identificação dos eleitores.

Veja também

China diz que vai substituir grão dos EUA por soja do Brasil

A China afirmou nesta segunda-feira (28) que não será afetada pela perda das importações de grãos e soja …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!