segunda-feira 14 de outubro de 2024
Organização dos Estados Americanos - Foto: OEA/Arquivo
Home / ELEIÇÕES 2024 / Eleições municipais serão acompanhadas por observadores estrangeiros
terça-feira 1 de outubro de 2024 às 09:14h

Eleições municipais serão acompanhadas por observadores estrangeiros

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A ministra Cármen Lúcia, do TSE, celebrou dois acordos que autorizam instituições internacionais a acompanharem as eleições municipais brasileiras de 2024. Com isso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul) enviarão representantes ao Brasil para uma “Missão de Observação Eleitoral”.

Através do acordo, o TSE garante aos observadores pleno acesso às suas instalações e aos locais de votação em todo o território nacional, além de “disponibilizar as informações oportunas sobre o desenvolvimento e o avanço do calendário eleitoral”.

O Tribunal também entregará uma cópia digital dos resultados que constarem em atas de apuração onde os observadores não estiverem presentes durante o processo de apuração. Contudo, eles se comprometeram a não interferirem na soberania do país e na independência e autonomia do TSE.

É a quarta vez que a OEA acompanha um processo eleitoral no Brasil, seguindo as experiências ocorridas em 2018, 2020 e 2022. Já o Parlasul acompanhará o pleito em solo nacional pela segunda vez. A primeira foi em 2022.

Veja também

Prefeita eleita de Lauro de Freitas fala do secretariado, base de vereadores e terrorismo político

Aos 42 anos de idade, Débora Regis (União Brasil), mais conhecida de Debinha pelos íntimos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!