domingo 14 de agosto de 2022
PVE em Camaçari capacita técnicos da Secretaria Municipal de Educação e gestores escolares. Crédito: Divulgação.
Home / EDUCAÇÃO / Educadores de Camaçari terão apoio do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em 2022
quarta-feira 1 de junho de 2022 às 09:02h

Educadores de Camaçari terão apoio do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em 2022

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS, RMS


Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública e auxiliar nos desafios causados pela pandemia. Comunidade local também participa da iniciativa

Profissionais da rede municipal de ensino de Camaçari (BA) participarão da edição 2022 do Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O programa oferece apoio para lidar com os desafios causados pelo distanciamento social na pandemia. Neste ano, além de orientar para a realização de aulas presenciais com segurança, há reforço nas orientações para evitar a evasão escolar.

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão para os participantes contribuírem com a melhoria da educação no município.

O público-alvo do programa são secretários de Educação e gestores de escolas. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social.

Em Camaçari, as ações do PVE envolvem mais de 100 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Educação, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. A iniciativa beneficia mais de 10 mil alunos de 30 escolas, além de mobilizar quatro mil pessoas da comunidade.

Para a Secretária Municipal de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, a atuação do PVE contribui para o município aperfeiçoar processos e, assim, superar desafios. “Em cinco anos de atuação do PVE, as ações do programa ajudaram os profissionais da rede municipal a amadurecem na gestão e nas estratégias de ensino, de forma que puderam enfrentar melhor as questões educacionais durante a pandemia”, afirma.

Segundo Neurilene, o PVE também serve como um suporte “imprescindível para a realização do projeto ‘Mais e Melhor Educação: em Casa’ para a oferta do ensino remoto por meio de governança compartilhada entre o Comitê Gestor, os Comitês de Curadoria e os Comitês Escolares”.

“O PVE tem proporcionado transformações importantes em Camaçari porque estimula a educação a ultrapassar os limites da sala de aula e a estimular a comunidade a também participar de melhorias. É um programa que está em sintonia com o nosso jeito de ir além, oferecendo soluções que atendem às necessidades da comunidade e que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento regional”, afirma o gerente da fábrica de Argamassa de Camaçari da Votorantim Cimentos, Marcos Vinícuis Simões de Oliveira.

Educação em Movimento

Em 2022, a Votorantim Cimentos apoia a realização do PVE em 14 municípios de nove Estados: Camaçari (BA), Cachoeira (BA), São Felix (BA), Maragogipe (BA), Governador Mangabeira (BA), Trindade (PE), Primavera (PA), Corumbá (MS), Ladário (MS), Nobres (MT), Xambioá (TO), Almirante Tamandaré (PR), Vidal Ramos (SC) e Limeira (SP).

Para fornecer informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais, o PVE levantou e organizou vários dados, pesquisas e publicações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, tendências e outros temas para os profissionais de educação. Um dos principais conteúdos é o Guia de Volta às Aulas 2022, que pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.

O programa também lançou o Educação em Movimento – Ninguém Fica para Trás, um manifesto que visa resgatar o aprendizado em um momento pandêmico. O PVE também disponibilizou informações sobre uma pesquisa referente à evasão escolar e um e-book com dicas sobre como mobilizar comunidades e famílias em prol da educação. A pesquisa e o e-book podem ser acessados por meio deste link. Para obter outras informações e materiais de apoio gratuitos, basta acessar o site: https://pve.institutovotorantim.org.br/

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

Veja também

Os salários da Petrobras agora estão transparentes; confira os valores

Em uma divulgação inédita, o Ministério da Economia passou a publicar na última semana em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!