sábado 12 de julho de 2025
RECADO Donald Trump: tarifaço sobre produtos importados não esteve na primeira leva de medidas do início de seu governo - Foto: Jim WATSON / POOL/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Donald Trump assina ordem que encerra décadas de sanções contra a Síria
segunda-feira 30 de junho de 2025 às 19:53h

Donald Trump assina ordem que encerra décadas de sanções contra a Síria

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que encerrou as décadas de sanções contra a Síria. A medida foi divulgada pelo governo norte-americano nesta segunda-feira (30).

Novo governo da Síria

Após a queda de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, rebeldes prometem mudanças significativas para a Síria após anos de guerra civil.

Ahmed al-Sharaa, o líder da ofensiva contra o regime Assad, promete um governo menos truculento do que o anterior e tem buscado apoio internacional para a reconstrução da Síria.

O líder rebelde, no entanto, possui um passado ligado ao jihadismo e já foi o principal comandante da Al-Qaeda na Síria.

Apesar disso, os EUA e países da União Europeia (UE) se aproximaram do novo governo da Síria.

Em um comunicado, a Casa Branca informou que a maioria das sanções contra o país, agora comandado por Ahmed al-Sharaa, foram encerradas. As retaliações contra antigos aliados do regime de Bashar al-Assad, incluindo o ex-presidente sírio, seguem em vigor.

Trump ainda ordenou que a Síria não fosse mais classificado como um Estado Patrocinador do Terrorismo, além da remoção do atual presidente do país, Ahmed al-Sharaa, e o grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) da lista de Terroristas Globais Especialmente Designados.

Em maio, Trump se reuniu com al-Sharaa na Arábia Saudita. No encontro, o presidente norte-americano deu sinal verde para o novo governo sírio — apesar do passado do atual líder sírio, que chegou a atuar como chefe da Al-Qaeda na Síria durante anos.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!