sábado 12 de julho de 2025
Agentes federais realizaram algumas das primeiras operações contra imigrantes sem documentos em residências no subúrbio de Chicago. — Foto: Getty Images via BBC
Home / Mundo / MUNDO / Detenções de imigrantes crescem em ritmo acelerado nos EUA
domingo 29 de junho de 2025 às 07:45h

Detenções de imigrantes crescem em ritmo acelerado nos EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


As prisões de imigrantes nos Estados Unidos aumentaram de forma expressiva desde que Donald Trump reassumiu a presidência em janeiro. De acordo com um levantamento da Universidade da Califórnia, a média diária de detenções chegou a 666 neste ano, um salto considerável em relação às cerca de 300 registradas por dia no mesmo período de 2024, ainda sob o governo de Joe Biden.

O crescimento foi mais acentuado em estados com grande presença de imigrantes e tradição de apoio às políticas migratórias de Trump, como Texas e Flórida. Desde 21 de janeiro, o ICE prendeu mais de 20 mil pessoas no Texas. Na região atendida pelo escritório de Miami, que inclui a Flórida e Porto Rico, o número ultrapassa 11 mil detenções, mesmo em áreas que já mantinham forte fiscalização no governo anterior.

A repressão à imigração ilegal foi o principal pilar da campanha de Trump à reeleição e, agora, norteia suas primeiras medidas no novo mandato.

Enquanto estados como Nova York e Nova Jersey apresentaram crescimento modesto nas ações do ICE, o avanço mais brusco nas prisões se concentrou no Sul e Oeste do país, reforçando o alinhamento entre as autoridades locais e a Casa Branca.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!