sexta-feira 29 de março de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Desistência de Sergio Moro faria Lula ganhar no 1º turno, aponta pesquisa
quinta-feira 27 de janeiro de 2022 às 15:09h

Desistência de Sergio Moro faria Lula ganhar no 1º turno, aponta pesquisa

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno das eleições deste ano, caso Sergio Moro não seja candidato. A conclusão é da pesquisa Ipespe, encomendada pela XP, e foi publicada pela coluna de Guilherme Amado, e divulgada nesta quinta-feira (27).

No cenário em que a lista de primeiro turno não tem Sergio Moro e são apresentados ao entrevistado os candidatos, Bolsonaro registra 26%, com mais 2 pontos ante o cenário com Moro; Doria sobe a 4% (+2) e Luiz Felipe D’Ávila a 1% (+1). Os que não souberam responder ou que dizem votar branco ou nulo crescem 2 pontos percentuais. Lula, com 44%, supera a soma das intenções de votos dos demais candidatos, que é de 43% neste cenário. Ou seja, venceria, dentro da margem de erro, no primeiro turno.

Lula e Bolsonaro mantiveram os percentuais de intenção de voto na comparação com a pesquisa feita na primeira quinzena do mês.

O ex-presidente repetiu os 44%, e Bolsonaro, os 24% no cenário estimulado. Sergio Moro, que chegou a bater 11% em novembro, após sua filiação ao Podemos, havia ido a 9% no início do mês e registrou 8% agora. Ciro oscilou de 7% para 8%. As oscilações ficaram dentro da margem de erro.

Em seguida ficaram João Doria (2%), Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira, com 1% cada, e Luiz Felipe D’Ávila, que não chegou a 1%. Lula se mantém próximo do limiar da vitória no primeiro turno neste cenário, mas, nessa rodada, com 44%, não chega à soma dos votos de seus adversários (45%).

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, por telefone, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-06408/2022.

Vantagem de 24 pontos no segundo turno

Na simulação para o segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, Lula passou de 56% no início do mês para 54% nesta quinzena, com menos dois pontos. O presidente oscilou de 31% para 30%. Os que não souberam responder, não vão votar ou votarão branco e nulo, passaram de 13% para 16%. A vantagem, que era de 25 pontos, passou a 24.

Nos demais cenários, Lula vence Doria por 33 pontos, Ciro por 25 e Moro por 19. Nas simulações com Bolsonaro, o presidente perde por 13 pontos para Ciro, 9 para Doria e 7 para Moro.

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la ‘fixa’ em 2025

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas