quarta-feira 16 de julho de 2025
Fotos: Antônio Lucas / ALERO
Home / NOTÍCIAS / Deputados de Rondônia autorizam trabalho remoto para governador em viagem
terça-feira 24 de junho de 2025 às 09:43h

Deputados de Rondônia autorizam trabalho remoto para governador em viagem

NOTÍCIAS


Deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (AL-RO) aprovaram uma emenda à Constituição que permite ao governador Coronel Marcos Rocha realizar trabalho remoto durante viagens internacionais. A medida evita que o vice, Sérgio Gonçalves, assuma o cargo temporariamente.

A proposta, de autoria coletiva de parlamentares aliados a Rocha, foi aprovada em primeiro turno no mesmo dia em que foi apresentada. O texto destaca que a administração pública digital e as ferramentas tecnológicas possibilitam a supervisão remota das funções governamentais. A emenda é considerada uma inovação no ordenamento jurídico brasileiro, que tradicionalmente prevê a substituição do titular do Executivo por seu vice durante ausências.

A aprovação da emenda ocorre em um contexto de tensões políticas entre Rocha e Gonçalves. O vice, correligionário de Rocha no União Brasil, planeja assumir o cargo em 2024, quando o governador deve se desincompatibilizar para concorrer ao Senado. Essa manobra legislativa visa limitar a capacidade de Gonçalves de agir como governador, especialmente em relação à demissão do secretário da Casa Civil, Elias de Oliveira, acusado de perseguição política ao irmão do vice.

Além disso, a emenda foi aprovada em um momento crítico, quando Rocha enfrentou dificuldades para retornar de uma viagem a Israel, em meio a conflitos na região. A situação em Rondônia ecoa eventos no Rio de Janeiro, onde o governador Cláudio Castro também tomou medidas para evitar que seu vice assumisse o comando do estado.

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!