quarta-feira 24 de julho de 2024
Fotos: Divulgação / Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Deputados baianos escolhem apoios da oposição na disputa à sucessão de Lira
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 14:58h

Deputados baianos escolhem apoios da oposição na disputa à sucessão de Lira

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


À medida que o recesso parlamentar se aproxima, dois dos pré-candidatos à Presidência da Câmara em 2025 aceleram suas articulações. Além das festas organizadas em Brasília nesta semana, o líder do PSD, Antônio Brito (BA), e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, escolheram interlocutores conforme o Estadão, para se aproximar da oposição, pois sabem que a pecha de “aliado do governo Lula” ou a dificuldade de falar com o chamado “baixo clero” pode fazê-los perder alguns votos.

Nos bastidores, o baiano Elmar Nascimento, tem o apoio do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) para aproximá-lo dos oposicionistas. O deputado do União Brasil tem desafio também de agradar a base governista, que mantém receio em entregar o comando da Casa a alguém tão ligado ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que internamente nutriria preferência por ele.

Por sua vez, o também deputado baiano Antônio Brito (PSD) escalou o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PSD-PR) para dialogar com o campo mais bolsonarista da Câmara. Apontado como preferido do Planalto, Brito já abriu diálogo diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como mostrou a Coluna do Estadão, para mostrar que é governista em qualquer que seja o governo e que o ajudou muito na gestão passada.

Brito e Elmar buscam viabilizar os nomes com o maior leque possível de correntes políticas, antes de Lira anunciar formalmente seu candidato, o que é esperado para agosto. Lira deixou claro que, antes disso, apresentará o nome para crivo do Palácio do Planalto e que não vai indicar alguém que tenha a rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja também

Mesmo sob Lula, PT enfrenta dificuldades para emplacar candidatos em capitais do Nordeste

Mesmo com a popularidade de Lula mais alta no Nordeste do que no resto do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!