segunda-feira 22 de julho de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Deputada diz que Bahia precisa de plano para minimizar efeitos das chuvas
terça-feira 6 de dezembro de 2022 às 13:01h

Deputada diz que Bahia precisa de plano para minimizar efeitos das chuvas

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Para a parlamentar, é necessário fazer um trabalho preventivo em parceria com os municípios

A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (6) que a Bahia precisa de um plano de contingência para períodos de fortes chuvas, com o objetivo de minimizar os impactos das enxurradas nos municípios. Segundo a deputada, os recentes temporais que afetam diversas regiões do estado demonstram a necessidade de um planejamento que leve em conta a prevenção.

As chuvas atingiram mais de 65,5 mil pessoas, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), com mais de 495 desabrigadas e 8.786 desalojadas. São 50 municípios afetados em várias regiões da Bahia, como o Extremo Sul, que já sofreu com os impactos provocados por temporais no final de 2021.

“Em menos de um ano, a Bahia registra dois momentos de fortes chuvas que provocaram muitos problemas. No final do ano passado, tivemos aquelas enxurradas principalmente no Sul e Extremo Sul, e agora registramos chuvas que atingem cerca de 50 cidades, novamente com diversos problemas. Por isso, é preciso construir um plano de contingência para minimizar os efeitos das chuvas, com medidas preventivas e investimentos robustos em áreas consideradas de risco. Só assim vamos conseguir evitar cenas lamentáveis com as que estamos vendo”, apontou.

Segundo a parlamentar, este trabalho deve ser construído em parceria com as prefeituras, que poderão identificar com precisão as áreas com maior urgência de investimento e mapear as cidades, a fim de localizar as áreas de risco e agir com antecedência.

“Não adianta fazermos um trabalho que seja apenas posterior às chuvas, precisamos agir antes, evitando que essas tragédias aconteçam, ou ao menos minimizando o impacto das enxurradas nas cidades”, ressaltou Kátia, que lembrou a importância da limpeza de canais, proteção de encostas, monitoramento de áreas de alto risco, dentre outras ações a serem desenvolvidas pelo estado.

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!