sábado 20 de abril de 2024
Foto: Eletronuclear/Direitos reservado
Home / NEGÓCIOS / Decisão do STF abre espaço para construção de usina nuclear na Bahia
sexta-feira 17 de setembro de 2021 às 18:31h

Decisão do STF abre espaço para construção de usina nuclear na Bahia

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Conforme o Bahia Econômica, o Supremo Tribunal Federal decidiu na última quinta-feira (16) por unanimidade pela derrubada do artigo da Constituição da Bahia que proibia a construção e operação de usinas nucleares em todo o Estado, após solicitação do procurador-geral da República, Augusto Aras. A decisão vai permitir que o governo federal dê início às negociações para implantação de uma usina nuclear.

O primeiro passo nesse sentido foi dado no dia 1º de dezembro de 2020, quando o governo federal retomou a produção de urânio na Unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, na Bahia. Ali serão realizadas as duas primeiras atividades do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério.

Com isso, a hipótese de construção de uma usina nuclear na região de Belém do São Francisco, próximo às antigas cachoeiras de Paulo Afonso, projeto que já havia sido proposto em 2011, e que gerou enormes resistências no Estado por conta do impacto ambiental. Na época, a proposta era que o lixo radioativo fosse jogado no Raso da Catarina, o que levou a protestos de órgãos ambientalistas.

A construção de uma Central Nuclear do Nordeste já é um projeto definido pela Eletrobrás/Eletronuclear e a proposta de localização seria nas margens do Rio São Francisco, mas não está definido qual seria o estado que abrigaria as instalações. Além da Bahia, estão sendo avaliadas outras localizações como no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica, Pernambuco.

Veja também

G7 emite comunicado preocupado com ‘políticas não mercantis’ da China

O G7 está preocupado com o fato de as políticas e práticas não mercantis da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas