Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12) aponta que 79% dos eleitores da cidade de São Paulo acredita que pode ter ocorrido fraude na eleição da Venezuela, realizada em 28 de julho. 8% acreditam que o pleito ocorreu de forma normal e 13% disseram não saber.
Os mais instruídos, os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 salários mínimos e os que se autodeclararam bolsonaristas estão entre os que mais avaliam que pode ter ocorrido fraude na eleição venezuelana, segundo a pesquisa.
O instituto ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na terça (6) e na quarta (7). A margem de erro do levantamento, encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e registrado sob o número SP-03279/2024 na Justiça Eleitoral, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O Datafolha também perguntou aos eleitores paulistanos se estão bem informados sobre os resultados da eleição Venezuelana: 67% disseram que tomaram conhecimento; desses, 24% disseram estar bem informados. 31% estão mais ou menos informados e 12% estão mal informados. 33% disseram não ter conhecimento sobre o tema.