domingo 7 de agosto de 2022
Home / DESTAQUE / Curiosidades sobre o Direito e sobre Advogados que você deve saber!

Curiosidades sobre o Direito e sobre Advogados que você deve saber!

quinta-feira 31 de maio de 2018 às 15:30h

O mundo jurídico é muito amplo e também cheio de curiosidades. Criamos uma lista rápida com algumas informações que você vai gostar de saber sobre o Direito e sobre Advogados, confira:

Você é Advogado ou Bacharel? Aqui no Brasil, você só pode ser chamado de Advogado depois de aprovado exame da Ordem de Advogados, caso contrário você é bacharel em Direito.

Sabe o que significa a palavra Advogado e a palavra Direito? Advogado vem do latim “advocatus”, o prefixo “ad” significa aproximação e “voco”, chamar. Advogado é aquele profissional chamado para atuar junto de alguém ou para alguém. Já a palavra Direito vem do latim “directum”, que significa “o que está conforme a regra”.

Dia 11 de agosto é considerado o dia do Advogado, dia do Estudante e dia da “Pendura”. Existe uma relação entre as três comemorações, pois neste dia foram criados os cursos de Direito no Brasil, em 1827, em São Paulo e Olinda, por Dom Pedro I. Nesta época, alguns donos de restaurantes se sentiam honrados em atender estudantes de Direito e lhes davam refeições gratuitas. A ideia era que o proprietário pregasse a conta na parede, esperando que o estudante pagasse depois de formado.

Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher bacharel em Direito, formada pela USP em 1902, e a primeira mulher a atuar no Tribunal do Júri.

O primeiro grande escritório de Advocacia do país foi Pinheiro Neto Advogados, fundado em 1942 em São Paulo.

Você sabe da onde vem a expressão “Advogado do Diabo”? A gente sabe que alguns Advogados adoram ser do contra e esta expressão é utilizada para classificar quem defende a tese contestada pela maioria.

A primeira Universidade do mundo que ministrou um curso de Direito foi na Bolonha, Itália, em 1.150. Ela é considerada a universidade mais antiga da Europa.

A OAB foi fundada em 1931, e ela nasce junto com o movimento que resultou a Independência do Brasil. O Exame da OAB, hoje obrigatório, foi regulamentado em 1994 e unificado em 2006.

A primeira Constituição escrita do mundo foi a Americana, em 1787. Em mais de 230 anos de existência foram aproximadamente 30 emendas, sendo que as primeiras trataram sobre a liberdade religiosa.

Algumas carreiras só podem ser seguidas por quem cursou Direito, como: Advogado, Procurador, Promotor de Justiça, Magistratura (juiz), delegado de polícia, tabelião e professor de Direito.

Veja também

Eleitorado do Nordeste cresce 8% em 2022

O Nordeste teve o segundo maior crescimento no número de eleitores entre todas as regiões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!