terça-feira 28 de setembro de 2021
Home / DESTAQUE / CPI da Covid aprova nova convocação de Elcio Franco
terça-feira 3 de agosto de 2021 às 13:30h

CPI da Covid aprova nova convocação de Elcio Franco

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Os senadores da CPI da Covid aprovaram uma nova convocação do coronel Elcio Franco, que foi secretário-executivo do Ministério da Saúde, durante a gestão de Eduardo Pazuello.

O novo depoimento vai se dar, portanto conforme a Folha de S. Paulo, após o avanço das investigações sobre irregularidades na negociação de vacinas, em particular a indiana Covaxin e a atuação de intermediários.

A Folha também mostrou que o então diretor de logística Roberto Dias pediu propina de US$ 1 por dose de vacina, para avançar a negociação de 400 milhões de doses da AstraZeneca, segundo denúncia do policial militar Luiz Paulo Dominghetti.
Franco havia centralizado em sua secretaria a negociação das vacinas. Também foi convocado o tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-coordenador de logística de insumos estratégicos do Ministério da Saúde. Lial Marinho seria um dos autores da pressão para agilizar a liberação da importação da Covaxin, segundo o servidor Luis Ricardo Miranda.


A CPI também aprovou requerimento de convocação de pessoas ligadas à Precisa Medicamentos e ao seu sócio-administrador, Francisco Maximiano. A empresa se tornou foco de investigação por causa das suspeitas envolvendo a compra da Covaxin. Foram convocados, entre outros, Danilo Berndt Trento, Gustavo Berndt Trento e Leonardo Ananda Gomes, além de outras pessoas que participaram com Maximiano de viagem à Índia para tratar da vacina.


Os senadores também aprovaram requerimento da presidente da empresa VTCLog, Andrea Siqueira Vale. Os contratos da empresa se tornaram um dos focos das investigações da CPI, cujos senadores desconfiam que a empresa e servidores estejam envolvidos em um esquema de corrupção. Além disso, a comissão quebrou o sigilo telefônico, fiscal, bancários e telemático da VTCLog e de membros da empresa, como Raimundo Nonato e Teresa Cristina Reis de Sá.


A VTCLog recebe, armazena e controla a distribuição de todas as vacinas, soros, medicamentos, praguicidas, kits para diagnóstico laboratorial e outros insumos do Ministério da Saúde, incluindo os da Covid-19. Ela ocupou em 2019 o lugar da Cenadi (Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos), que era diretamente subordinada ao governo. Além de controlar o estoque, o órgão também monitorava a entrada de imunobiológicos adquiridos pelo país no exterior.


Por outro lado, os senadores decidiram retirar da pauta a convocação do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Mesmo senadores do grupo majoritário, formado por independentes e oposicionistas, como Eduardo Braga (MDB-AM) e Otto Alencar (PSD-BA), se manifestaram de maneira contrária e declararam que votariam contrariamente, se o requerimento fosse mantido.

Veja também

Esqueleto achado na Itália indica uma das torturas mais cruéis da História

Um esqueleto descoberto perto da Catedral de Milão (Itália) é um exemplo raro de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!