terça-feira 23 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / CONCURSOS / Concurso público do MEC: milhares de vagas de níveis médio e superior
terça-feira 25 de abril de 2023 às 13:44h

Concurso público do MEC: milhares de vagas de níveis médio e superior

CONCURSOS, NOTÍCIAS


A quantidade de vagas e cargos ainda não foram especificados, mas é possível que o concurso do MEC aconteça ainda em 2023.

Ministério da Educação anunciou que há grande possibilidade de ocorrer um concurso ainda neste ano de 2023. O último concurso do MEC aconteceu há quase 15 anos atrás.

As informações gerais sobre o concurso público do MEC foram divulgadas pelo jornal O Globo. Segundo o jornal, o concurso do MEC em pauta ainda está sendo analisado e possivelmente constará nos primeiros pacotes de novas seleções de concursos que deverão ser autorizadas já nos próximos meses, pelo Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos.

Mesmo que a possibilidade de haver um novo concurso público do MEC tenha sido anunciada, a quantidade de vagas e cargos a ocupar não foram especificadas.

Edital do novo concurso público do MEC poderá ser lançado ainda em 2023. Vagas e cargos ainda não foram divulgados, mas a expectativa é alta

O Ministério da Educação também divulgou algumas informações sobre haver atualmente uma pasta com a necessidade de 33.810 servidores. Ao todo, de 34.461 vagas no MEC, somente cerca de 651 postos de trabalho estão ocupados, não sendo sequer metade do total de vagas disponíveis.

Na primeira semana do mês de abril, a ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que até o final de 2023 ao menos três pacotes de novos concursos federais deverão ser autorizados pelo ministério, tendo em vista que a liberação dos avais aconteceu no dia 10 deste mês.

Em 10 de abril, além da liberação dos avais, também foi oficializada a primeira seleção, como aval para 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação, o MCTI. Além do concurso do MEC que está aguardando aval e o do MCTI que já está oficializado, também está previsto a liberação de editais para concursos nos órgãos ambientais, como no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e, também, no próprio Ministério do Meio Ambiente, além de concurso para atuar na Receita Federal.

Apesar da possibilidade de um concurso público, no dia de ontem (24), o Ibama anunciou mais de 1mil vagas temporárias para vários estados do Brasil, como forma de suprir a urgência em relação aos incêndios florestais e desmatamento.

Confira como foi o último concurso público do MEC

Ocorrido em 2009, o último concurso do MEC ofertou cerca de 265 vagas para o cargo de agente administrativo. Na época, o Cespe/UnB, atual Cebraspe, foi a banca organizadora do concurso. As informações sobre o concurso público do MEC foram publicadas no Diário Oficial da União – DOU, em 2 de março de 2009.

De acordo com informações da época, a remuneração era de R$ 1.901,47 e a taxa de inscrição do concurso foi de R$ 39,50.

As vagas para agente administrativo tinham as seguintes atribuições:

  • Realizar atividades de nível médio, de natureza repetitiva, relacionadas com a elaboração de cálculos aritméticos e estatísticos simples, em busca de dados e informações, envolvendo a necessidade de contatos com interessados e o público em geral e abrangendo: execução, sob permanente supervisão e orientação direta, administrativa e técnica, de trabalhos de rotina administrativa relacionadas com questões referentes a pessoal, orçamento e material;
  • Trabalhos auxiliares de classificação, codificação, catalogação e arquivamento de papéis e documentos;
  • Trabalhos auxiliares de atendimento ao público e à clientela interessada em questões ligadas a unidades administrativas, burocráticas e hospitalares.

(Fonte: Edital Nº 1 – MEC, DE 21 DE JULHO DE 2009)

A prova objetiva continha 70 questões de Conhecimentos Básicos e 50 questões de Conhecimentos Específicos, totalizando 120 questões objetivas. As questões de Conhecimentos Básicos estavam divididas entre Língua Portuguesa, Atualidades (da época) e Noções Básicas de Informática.

Como se preparar para o concurso público do MEC? Confira dicas preciosas

Não somente para o concurso do MEC, mas também para qualquer outro concurso, é necessário que você estude com bastante antecedência, garantindo uma boa compreensão do conteúdo que será exigido na prova. Aqui vão algumas dicas para você se preparar para realizar um concurso:

  • Leia o edital e confira com precisão todas as matérias que cairão na prova objetiva;
  • Estabeleça uma rotina diária ou semanal de estudos, alternando entre nível médio e intensivo;
  • Realize provas de outros editais já encerrados e que tenham as mesmas matérias do concurso que você irá fazer;
  • Evite se distrair com coisas relevantes;
  • Sempre revise o conteúdo sozinho e com a ajuda de alguém para lhe fazer perguntas ou elaborar questões para você resolver, isso ajuda a fixar o que foi estudado;
  • Se alimente bem antes de iniciar seus estudos e se hidrate bastante;
  • Faça pequenos intervalos para ‘respirar’ um pouco e aproveite para fazer um alongamento ou tomar um banho antes de voltar aos estudos;
  • Busque sites confiáveis para ajudar nos seus estudos;
  • Se possível, invista em cursinhos presenciais ou online, conforme a sua disponibilidade.

Veja também

Três brasileiros estão entre os 100 maiores atletas do século; veja lista

A ESPN norte-americana divulgou uma lista com os 100 maiores atletas do século 21. Na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!