quinta-feira 18 de julho de 2024
Foto: Reprodução/ANEEL
Home / CONCURSOS / Concurso ANEEL com 191 vagas em demanda urgente para nível médio e superior; confira
quarta-feira 17 de maio de 2023 às 14:54h

Concurso ANEEL com 191 vagas em demanda urgente para nível médio e superior; confira

CONCURSOS, NOTÍCIAS


Novo concurso público da ANEEL será anunciado em breve com 191 vagas para candidatos de nível superior e médio. A expectativa é que o certame chegue ainda em 2023.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) terá segundo o Click Petróleo e Gás, um novo concurso público autorizado ainda este ano. A autarquia confirmou recentemente que encaminhará, nos próximos dias, um pedido de autorização de um novo certame para o preenchimento de 191 vagas em seu quadro de pessoal. Vale destacar que o envio deve acontecer até o próximo dia 31 de maio, para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.

Possíveis cargos abertos no concurso público Aneel 2023

Apesar da ANEEL não ter antecipado a distribuição de vagas por cargos, pode se ter uma noção tendo como base um pedido realizado pela autarquia anteriormente, encaminhado em 2022.

Na época, o pedido foi de 184 vagas, onde 85 delas para aqueles que possuem ensino médio e 99 para cargos de nível superior. Todas as 85 vagas de nível médio foram para o cargo de técnico administrativo. Já para o nível superior as vagas foram distribuídas nos cargos de especialista em regulação, com 54 vagas e analista administrativo com 45 vagas.

O técnico administrativo do concurso Aneel exerce atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Aneel.

Já o analista administrativo é responsável pelas atividades administrativas e logísticas ligadas ao exercício das competências constitucionais e legais da Aneel, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

O especialista possui atividades especializadas de regulação, fiscalização, inspeção e controle da prestação de serviços públicos e da exploração da energia elétrica, assim como o uso de políticas e a realização de estudos e pesquisas ligados a essas atividades.

Entenda como foi o último concurso público ANEEL

O último concurso ANEEL foi realizado em 2010, organizado pela Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na época, 50.533 candidatos se inscreveram no concurso público. Sendo o cargo com maior procura o de Técnico Administrativo – Área 1, com 27.966 inscrições.

Na ocasião, o Ministério do Planejamento (MP) autorizou a nomeação adicional de 73 candidatos aprovados. Todos os cargos contaram com Prova Discursiva e Objetiva de caráter classificatório e eliminatório, que foram feitas em 26 capitais estaduais e no Distrito Federal em um único dia, divididas em turnos vespertino e matutino. Os cargos de Especialista e Analista ainda contaram com a etapa de Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva contou com 50 questões de conhecimentos básicos (P1) e 70 de conhecimentos específicos (P2), do tipo Certo ou Errado, totalizando 120 pontos. Os conhecimentos básicos foram Língua Portuguesa, Noções de Informática, Ética e conduta pública, Noções de direito administrativo e constitucional, Língua inglesa (exceto para Técnico Administrativo). A prova discursiva contou com duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, com relação aos conhecimentos específicos do cargo.

Salários da ANEEL podem chegar a R$ 20 mil

Os servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica contam com ótimos salários, que podem chegar a R$ 20 mil. Para ingressar nas carreiras da Agência é preciso realizar o concurso público.

A Aneel conta com quadro de pessoal nos cargos de Técnico Administrativo, Especialista de Regulação, Analista Administrativo, além de contar com um quadro de 20 Procuradores Federais. A Lei 10.871/2004 criou as carreiras e autorizou a criação de 365 especialistas, 200 técnicos e 200 analistas.

Já foram feitos 3 concursos públicos, 2004, 2006 e o último em 2010, como citado anteriormente. Vale destacar que a ANEEL atua com a missão de proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!