domingo 27 de abril de 2025
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia no Parlamento Europeu. Foto: EP
Home / Mundo / MUNDO / Comissão Europeia lista 47 projetos estratégicos para reduzir dependência de matérias-primas
quarta-feira 26 de março de 2025 às 13:37h

Comissão Europeia lista 47 projetos estratégicos para reduzir dependência de matérias-primas

MUNDO, NOTÍCIAS


A Comissão Europeia anunciou, pela primeira vez, uma lista de 47 projetos estratégicos para impulsionar as capacidades nacionais de matérias-primas estratégicas. O objetivo é fortalecer a cadeia de valor e diversificar as fontes de fornecimento.

Os projetos estratégicos têm um investimento de capital global esperado de 22,5 bilhões de euros e estão localizados em 13 estados-membros da União Europeia: Bélgica, França, Itália, Alemanha, Espanha, Estônia, República Checa, Grécia, Suécia, Finlândia, Portugal, Polônia e Romênia.

No total, há 22 desenvolvimentos relacionados ao lítio, 12 voltados ao níquel e 10 associados ao cobalto, que beneficiarão particularmente a cadeia de valor de matérias-primas para baterias. Entre as empresas que tiveram projetos contemplados estão a Anglo American, Solvay, Eramet, Imerys e Northvolt Revolt AB.

A Comissão informou que os novos projetos representam um marco importante na implementação da Lei das Matérias-Primas Críticas, que visa garantir que a extração, o processamento e a reciclagem europeus de matérias-primas estratégicas atendam a 10%, 40% e 25% da demanda da UE até 2030, respectivamente. A lei prevê que o processo de concessão de licenças não exceda os 27 meses para os projetos de extração e 15 meses para os de outros tipos.

“Ao ajudar a Europa a cumprir estes objetivos, os novos projetos estratégicos contribuem significativamente para as transições ecológica e digital da Europa, apoiando simultaneamente a indústria da defesa e a indústria aeroespacial europeias”, observou a Comissão Europeia.

Veja também

INSS lidera expulsões de servidores públicos nos últimos anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tornou-se o órgão federal com o maior número …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!