terça-feira 15 de julho de 2025
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados - Foto: Reprodução/TV Câmara
Home / DESTAQUE / Comissão da Câmara critica Itamaraty por nota contra ataque dos EUA ao Irã
segunda-feira 23 de junho de 2025 às 06:24h

Comissão da Câmara critica Itamaraty por nota contra ataque dos EUA ao Irã

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados criticou neste último domingo (22) a nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores sobre os ataques dos Estados Unidos ao Irã.

A comissão classificou o comunicado como “posição alinhada com o Irã” e disse que “a destruição do Programa Nuclear iraniano era desejada por boa parte do mundo”.

O colegiado diz ainda que a postura do Itamaraty é “lamentável” e “rompe com uma tradição de elevada neutralidade”.

Na tarde de ontem, o Itamaraty condenou os ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas e afirmou que o país violou a soberania do Irã e o direito internacional. O comunicado foi republicado pelo presidente Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O Itamaraty disse ainda que ações armadas contra instalações nucleares representam uma “grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”.

Na noite do último sábado (21), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as Forças Armadas americanas concluíram um “ataque muito bem-sucedido” contra as instalações nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan.

Neste domingo, o Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião emergencial para avaliar a situação de segurança internacional após os ataques. O encontro foi realizado em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse que o ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã “marca uma virada perigosa em uma região que já está em crise.”

Veja também

Conselho de Ética suspende André Janones por agressão ao deputado Nikolas Ferreira

O deputado federal André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por 90 dias, a tendência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!