O Exército Brasileiro iniciou o transporte de cerca de 180 toneladas de mantimentos, por meio terrestre, para o estado do Rio Grande do Sul. Um comboio composto por 18 veículos e 46 militares do Comando Militar do Planalto partiu da Base Aérea de Brasília no último sábado (11). A operação integra uma ação, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, para transportar um total de 400 toneladas de suprimentos para o Rio Grande do Sul. Os mantimentos devem chegar à Região Sul entre os dias 15 e 16 de maio.
Cada veículo leva uma espécie de item, como medicamento, material de limpeza, água, cesta básica, roupa de cama e colchões. Essa organização permite que a distribuição ocorra de forma mais rápida. A preparação do material foi realizada em dois dias com participação de 80 militares sob a coordenação do 11° Depósito de Suprimentos do Exército. Em Brasília, os principais pontos de coleta organizados pelo Exército foram o Quartel-General, a Base Administrativa de Apoio do Comando Militar do Planalto, o Colégio Militar de Brasília e o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.
Já o plano de embarque ficou a cargo do 16° Batalhão Logístico, que planejou a rota a partir das características dos materiais transportados e das condições das rodovias até a cidade de Porto Alegre. Também estão envolvidos no transporte o Batalhão de Polícia do Exército, o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.
Operação Taquari 2
Além do apoio proporcionado pelo Comando Militar do Planalto, o Exército Brasileiro está presente no Rio Grande do Sul por meio da Operação Taquari 2, coordenada pelo Ministério da Defesa. Milhares de pessoas e de animais já foram resgatados por via aérea, fluvial e terrestre. Mais de 20 mil militares, policiais e agentes trabalham na Operação, que já distribuiu centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos, além de milhares de litros de água potável.