quinta-feira 25 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Com Lula preso, PT se isola e avalia anunciar nome de vice

Com Lula preso, PT se isola e avalia anunciar nome de vice

sábado 12 de maio de 2018 às 15:04h

Com a prisão do ex-presidente Lula, o PT passa, agora, a viver um dilema, que cresce à medida em que começam a acontecer sabatinas e os debates com os candidatos à Presidência: apresentar ou não o candidato a vice na chapa.

Para uma ala do partido, a ideia seria interessante porque o escolhido poderia representar o ex-presidente nos eventos, e propagar o projeto político do partido. Para outro parcela, no entanto, a decisão enfraqueceria a luta pela liberdade de Lula.

Entre os nomes sugeridos para vaga estariam o do ex-chanceler Celso Amorim, o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, e o do ex-governador da Bahia Jacques Wagner. Os dois últimos já foram cogitados até mesmo para assumir o lugar de Lula na cabeça da chapa, em caso de impugnação da candidatura do ex-presidente.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Por isso, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A candidatura dele dependerá de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, outro grupo, encabeçado pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, rechaça qualquer “plano B” ao ex-presidente, e garante que ele será registrado como candidato ao Planalto, até 15 de agosto.

Isolamento

No entendimento de alguns integrantes do partido, o que pesa contra o anúncio do vice é que, dessa forma, o PT estaria confirmando o isolamento na campanha eleitoral, enquanto seus antigos aliados discutem a formação de uma frente de partidos de centro-esquerda em torno da pré-candidatura de Ciro Gomes.

Outra alternativa pensada pelo partido, encabeçada por correntes minoritárias, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, é que o partido opte por uma anticandidatura. Nesse caso, o líder da chapa teria a função de denunciar a “perseguição” a Lula e passar recados do ex-presidente aos eleitores. Caso vingue essa ideia ainda embrionária, o posto seria ocupado por Gleisi, apesar das críticas que tem enfrentado.

Veja também

Fazendeiro que comprou magistrados na Bahia tem mais problemas na Justiça

Na edição da revista Veja  desta semana, a coluna Radar revela detalhes do acordo fechado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas