quinta-feira 17 de julho de 2025
Deputado federal João Lerão (PP) e o secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão (PP) - Foto: Rosa Tunes / Arquivo 2022
Home / DESTAQUE / Com João e Cacá Leão, ACM Neto amplia força política da oposição no estado
sábado 5 de julho de 2025 às 09:45h

Com João e Cacá Leão, ACM Neto amplia força política da oposição no estado

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


Quase três anos após selarem sua entrada oficial no grupo político liderado por ACM Neto (União Brasil) e Bruno Reis, o deputado federal João Leão (PP) e seu filho, Cacá Leão, atual secretário de Governo de Salvador, colhem os frutos de uma articulação política que tem redesenhado a oposição ao PT na Bahia. Com habilidade, capital político e forte presença no interior, pai e filho não apenas reforçaram a estrutura de apoio ao ex-prefeito de Salvador, como foram fundamentais para ampliar o leque de alianças e consolidar uma frente coesa e competitiva no estado.

Desde 2022, quando romperam de vez com o grupo petista após anos de aliança — João Leão foi vice-governador nas gestões de Jaques Wagner e Rui Costa — os Leão passaram a ocupar um espaço estratégico no tabuleiro da política baiana. Sua aproximação com ACM Neto não foi apenas simbólica: foi decisiva. Eles ajudaram a costurar a federação entre União Brasil e Progressistas, que foi batizada de ‘União Progressista’, uma aliança que ampliou o tempo de TV, fortaleceu candidaturas em cidades-chave e garantiu musculatura para enfrentar o PT nas urnas.

Além da federação entre os dois partidos, a articulação liderada por João e Cacá Leão teve papel essencial na atração de novas lideranças para o campo da oposição. Um dos nomes mais emblemáticos desse movimento foi o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), que após disputas passadas com Neto, hoje se reaproximam e integram o mesmo campo político. Também se destacam os prefeitos Colbert Martins (Feira de Santana) e Rodrigo Hagge (Itapetinga), ambos do MDB, que hoje fazem parte do núcleo que se articula para construir uma alternativa sólida ao projeto petista no estado.

A nova composição fortaleceu o discurso de unidade entre os oposicionistas. O que antes era uma oposição fragmentada, com nomes dispersos agora se apresenta com maior coesão, discurso afinado e capilaridade em diversas regiões da Bahia — especialmente no interior, onde a influência dos Leão se faz sentir de forma decisiva.

João Leão, com décadas de experiência na política, tem exercido papel de conselheiro e articulador de bastidores, com trânsito em Brasília e interlocução com o centrão. Ele é muito influente, em todos os campos, mas poucos sabem disso. Já Cacá Leão, em posição estratégica na administração municipal de Salvador, tem ampliado sua projeção como articulador ‘nato’ político e nome com viabilidade eleitoral para o futuro.

Com a contribuição da família Leão, a oposição baiana dá sinais de força renovada. O grupo liderado por ACM Neto (União Brasil) e Bruno Reis (União Brasil), agora reforçado por lideranças de partidos como Progressistas, PL, MDB e setores do PSD, apresenta-se como uma forte oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Lula no estado.

O desafio agora é manter a unidade, alinhar os projetos para 2026 e pavimentar o caminho. Mas uma coisa é certa: com a chegada de João Leão e Cacá Leão, a oposição na Bahia passou a falar mais alto — e com uma só voz.

Veja também

Kassab demonstra apoio a Tarcísio após embate com Eduardo Bolsonaro

O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!