Derrotado na última eleição, , Ciro Gomes, criticou as manifestações que ocorrerão neste domingo (26) em todo o Brasil em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista ao canal My News, no YouTube, o pedetista chamou o governante de ‘irresponsável’.
O presidente, inclusive, teria cogitado participar do protesto, mas haveria desistido de comparecer. “Bolsonaro está chamando um cadáver para a rua. Isso é o começo, é a radicalização, coloca Deus na história e pede para rezar. O outro lado quer desqualificar, Bolsonaro chama de idiota. E isso esquenta um caldo de um lado e esse tipo de coisa vai negando a linguagem da política”, opinou.
Na visão de Ciro, Bolsonaro tem se mostrado enfurecido com as investigações sobre os supostos esquemas de desvio de dinheiro envolvendo seus familiares. “O Bolsonaro é um politiqueiro. Fui colega dele, deputado por 28 anos, membro do sistema. Apoiou [Sérgio] Cabral, Crivella, Garotinho, Aécio e agora o que tá ‘inervando’ Bolsonaro é que pegaram o rabo do rato. Ele ensinou o Flávio [Bolsonaro, filho do presidente e Senador da República] a fazer a ‘rachadinha’. Ele é mentiroso e corrupto”, vociferou.
Ele ainda crê que Bolsonaro não vem conseguindo estabelecer um discurso de união para o Brasil. “É um presidente irresponsável que quer reproduzir o que deu êxito a ele. O contexto de ganhar eleição é o antagonismo. Ele teve êxito com esse conjunto de molecagens de internet, com dinheiro estrangeiro, uma parte corrupta do baronato israelita influiu aqui. Para ganhar uma eleição, precisa desse antagonismo. Ele nunca entendeu que o papel dele é unir, ao ganhar a eleição. Estabelecer diálogo. O discurso dele antissistema não guarda coerência com o fato dele ser ‘o’ sistema”, afirmou.