terça-feira 30 de novembro de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Cineastas russos que gravaram o primeiro filme no espaço voltam à Terra
domingo 17 de outubro de 2021 às 12:41h

Cineastas russos que gravaram o primeiro filme no espaço voltam à Terra

NOTÍCIAS


Uma atriz e um diretor de cinema russos que passaram 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) para gravarem o primeiro filme de ficção no espaço voltaram a salvo à Terra na manhã deste domingo (17).

A nave espacial Soyuz MS-18 que transportou a atriz Yulia Peresild, de 37 anos, e o diretor Klim Shipenko, de 38, junto ao cosmonauta Oleg Novitski, pousou no Cazaquistão às 04h36 GMT (01h36 no horário de Brasília), segundo as imagens transmitidas pela agência espacial russa Roscosmos.

The Russian film crew who made the first space movie have returned to Earth

Ao sair da nave, Shipenko pareceu cansado e sorridente, e cumprimentou com uma mão as câmeras e as pessoas presentes, antes de ser levado para uma revisão médica.

Yulia Peresild, a atriz que interpreta o papel principal no filme e que foi escolhida entre 3.000 candidatas, foi retirada do aparelho entre aplausos, antes de receber um buquê de flores.

A atriz disse estar “triste” por ter deixado a ISS.

Soyuz MS-18 touchdown in Kazakhstan | 1 SEO

“Parecia que 12 dias seriam muito, mas quando acabou, eu não queria ir embora”, disse à televisão russa. “É uma experiência única”.

Soyuz MS-08 lands as Station crew to reduce to five people -  NASASpaceFlight.com

O cosmonauta Novitski, que foi o primeiro a sair da nave, foi cumprimentado pelo chefe da Roscosmos, Dmitri Rogozin, a quem disse: “Está tudo bem!”.

Rivalidade EUA-Rússia

Os cineastas russos partiram para a ISS em 5 de outubro da base espacial russa de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhados pelo cosmonauta Anton Shkaplerov.

Rogozin publicou antes fotos de sua equipe quando se dirigia ao local da aterrissagem a bordo de dez helicópteros.

“É um trabalho colossal. Estamos felizes que a tripulação se sinta bem, é reconfortante. A nave não caiu de lado, o que é melhor para a retirada”, disse Rogozin.

Com o título provisório de “O Desafio”, o filme conseguiu ultrapassar um projeto parecido dos Estados Unidos, liderado pela estrela de Hollywood Tom Cruise.

O filme russo mostrará uma cirurgiã a bordo da ISS que deve salvar um astronauta.

Veja também

Barbados celebra nascimento de uma república e rompe com monarquia britânica

Ao soar da meia-noite, Barbados cortou seus últimos laços remanescentes com a monarquia britânica após quase 400 anos. Em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!