quinta-feira 10 de outubro de 2024
presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, - Foto: Divulgação/TV Aratu
Home / NOTÍCIAS / ‘Cimatec tem desenvolvido tecnologia voltada para produção em águas profundas’, diz presidente da Fieb
quinta-feira 22 de agosto de 2024 às 07:41h

‘Cimatec tem desenvolvido tecnologia voltada para produção em águas profundas’, diz presidente da Fieb

NOTÍCIAS


O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, destacou em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, os avanços tecnológicos promovidos pelo SENAI-CIMATEC, um centro de inovação vinculado à Fieb. Segundo Passos, o CIMATEC tem se destacado no desenvolvimento de tecnologias para a produção em águas profundas, com resultados concretos já disponíveis no mercado.

“O CIMATEC, ele tem desenvolvido tecnologias voltadas para produção, por exemplo, em águas profundas, mas temos já pesquisa que se transformou em produto, que é um veículo autônomo que consegue fazer inspeções e visitas no ambiente submarino, ajudando muito a indústria do petróleo do pré-sal”, afirmou o presidente.

Entre as inovações mencionadas, destaca-se o desenvolvimento de veículos autônomos capazes de realizar inspeções submarinas, fundamentais para a exploração de petróleo em áreas do pré-sal. Além disso, Passos ressaltou que o CIMATEC também adquiriu competências que permitiram a construção de nódulos estacionários, que serão instalados no fundo do mar para análises sísmicas, contribuindo significativamente para a compreensão e monitoramento do ambiente abaixo do nível do mar.

Essas inovações colocam o CIMATEC como uma peça chave na indústria de petróleo e gás, especialmente nas operações em águas profundas, reforçando a importância da pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Bahia para o avanço do setor no Brasil.

Assista:

Veja também

Prefeito baiano terá que devolver R$1,7 milhões aos cofres públicos

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinaram, na sessão desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!