quinta-feira 28 de março de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / China diz que afastou navio destróier dos EUA que navegava perto de ilhas disputadas
quarta-feira 13 de julho de 2022 às 13:35h

China diz que afastou navio destróier dos EUA que navegava perto de ilhas disputadas

MUNDO, NOTÍCIAS


Um destróier dos Estados Unidos navegou perto das disputadas Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China, nesta quarta-feira (13), provocando uma reação irada de Pequim, que disse que seus militares afastaram o navio depois que ele entrou ilegalmente em águas territoriais.

Os EUA realizam regularmente o que chamam de Operações de Liberdade de Navegação no Mar do Sul da China, desafiando o que dizem ser restrições à passagem inofensiva impostas pela China e outros reclamantes.

A segunda-feira marcou o sexto aniversário de uma decisão de um tribunal internacional que invalidou as amplas reivindicações chinesas ao Mar do Sul da China, um canal de cerca de 3 trilhões de dólares em comércio marítimo a cada ano.

A China nunca aceitou a decisão.

A Marinha dos EUA disse que o destróier USS Benfold “afirmou direitos e liberdades de navegação no Mar do Sul da China, perto das Ilhas Paracel, de acordo com o direito internacional”.

A China afirma que não impede a liberdade de navegação ou sobrevoo, acusando os Estados Unidos de provocar tensões deliberadamente.

O Comando Sul do Exército de Libertação Popular chinês disse que as ações do navio dos EUA violaram seriamente a soberania e a segurança da China ao entrar ilegalmente nas águas territoriais da China ao redor de Paracel, que também são reivindicadas por Vietnã e Taiwan.

Veja também

Bolsonaro diz ao STF que tem postura ‘colaborativa’ e que prisão preventiva não era ‘iminente’ quando foi à embaixada da Hungria

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (27) conforme Eduardo Gonçalves, do O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas