terça-feira 17 de junho de 2025
Conceito KP11 da Chery recebu o nome de Himla e tem visual bem diferente da nova picape registrada — Foto: Reprodução/Rutamotor
Home / NOTÍCIAS / Chery registra picape híbrida para ser pedra no sapato de Hilux e Ranger
sábado 24 de maio de 2025 às 17:23h

Chery registra picape híbrida para ser pedra no sapato de Hilux e Ranger

NOTÍCIAS


Presente no Brasil muito antes da chamada “invasão chinesa”, a revista Autoesporte já tinha antecipado que a Chery agora quer uma fatia do segmento de picapes hoje liderado por Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Assim, após confirmar que lançaria uma picape inédita no mercado nacional ainda este ano, e divulgar o projeto KP11 na China em novembro do ano passado, a fabricante acaba de registrar outro conceito de picape média híbrida plug-in na Argentina.

A informação foi divulgada pelo portal australiano Car Expert. Por lá, há a expectativa é de que o modelo baseado nesse novo conceito seja lançado, após o presidente internacional da Chery, Zhang Guibling, afirmar que a Oceania não receberá a KP11, mas sim esta nova caminhonete que será maior e vai mirar em rivalizar com a BYD Shark e outras picapes médias, como Hilux e Ranger.

Conceito da Jetour F700 já foi registrado pela Chery na Argentina — Foto: autoesporte
Conceito da Jetour F700 já foi registrado pela Chery na Argentina — Foto: autoesporte

Vale dizer, que ambas as picapes foram apresentadas no Salão de Xangai. No caso da PK11, o visual já é o definitivo e o modelo recebeu o nome de Himla. Já o novo veículo registrado, ainda é um protótipo, tanto que apresenta portas suicidas e rodas gigantes, mas foi apresentado sob o código de F700 e como um produto da Jetour, submarca da Chery. Nossa equipe registrou o modelo em visita ao país no último mês para o Salão do Automóvel.

Jetour F700 é picape da Chery que tem elementos visuais parecidos com os da Ford Ranger e BYD Shark — Foto: André Paixão/Autoesporte
Jetour F700 é picape da Chery que tem elementos visuais parecidos com os da Ford Ranger e BYD Shark — Foto: André Paixão/Autoesporte
 Como percebe-se, o design da Jetour F700 é mais parecido com o da Ranger e da Shark, trazendo conjunto de faróis em formato de “C”, capô marcado com linhas mais geométricas e uma barra que aparenta ser iluminada, além de para-choque robusto em preto brilhante, assim como a grade dianteira. Já a traseira, também segue a tendência das rivais chinesa e americana, com lanternas verticais. Por fim, a tampa da caçamba também é em preto brilhante e traz o nome da submarca centralizado e iluminado.

Tais características são diferentes da PK11, que traz grade dianteira gigante com contorno na cor preta e o nome “Chery” centralizado em letras garrafais, combinada a um conjunto de faróis afilados na linha do capô.

Como mencionado, a picape da Jetour será maior que a da Chery — que Autoesporte antecipou que teria aproximadamente 5,30 metros de comprimento, segundo o portal Rutamotor. As possíveis rivais Hilux, Ranger e S10 possuem 5,32 m; 5,35 m e 5,36 m, respectivamente. Vale dizer também, que o conceito F700 terá carroceria baseada no Jetour Zongheng G700, SUV grande de 5,10 m de comprimento disponível no portfólio da marca.

A Chery, entretanto, não divulgou nenhuma informação oficial a respeito do nome do conceito, dimensões e até mesmo conjunto mecânico. Mesmo assim, pode-se esperar que a caminhonete ofereça conjunto híbrido plug-in (de recarga externa) ao equipar motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros que desenvolve até 213 cv de potência, aliado a dois motores elétricos que resultam em potência e torque combinados de 761 cv e 81,1 kgfm.

Outra opção, seria oferecer a picape com conjunto elétrico de autonomia estendida (EREV), já utilizado no SUV Jetour G900, e que ofereceria potência e autonomia mais elevados. Em ambos o casos, entretanto, a tecnologia de carregamento está aliada à arquitetura elétrica de 800 V, o que possibilita que o veículo recupere de 20% a 80% de sua autonomia em apenas seis minutos.

Conceito KP11 da Chery, já recebeu o nome de Himla e também poderá oferecer motorização híbrida plug-in e elétrica com extensão de autonomia — Foto: Reprodução/Rutamotor
Conceito KP11 da Chery, já recebeu o nome de Himla e também poderá oferecer motorização híbrida plug-in e elétrica com extensão de autonomia — Foto: Reprodução/Rutamotor
 Outras curiosidades ainda, envolvem o fato do G700 ser equipado com suspensão a ar que aumenta a distância do solo em até 350 milímetros, além de ser capaz de girar no próprio eixo. Assim, a picape da Jetour não surpreenderia se oferecesse esses recursos.

Por fim, a Himla poderá oferecer motorizações a combustão, híbrida plug-in (PHEV) e elétrica com extensão de autonomia (EREV). Enquanto as representantes mais tradicionais do segmento oferecem propulsores turbodiesel, a fabricante Chery também deverá descartar esse tipo de propulsor e investir em uma unidade 2.4 turbo a gasolina.

Por enquanto, não há nenhuma informação oficial, a respeito da vinda dessas picapes ao mercado brasileiro.

Parceria com a Jaecoo no Brasil

Projeção de picape da Chery e da Jaecoo ttem visual completamente diferente dos conceitos já apresentados pela marca chinesa — Foto: Reprodução/Carscoops
Projeção de picape da Chery e da Jaecoo ttem visual completamente diferente dos conceitos já apresentados pela marca chinesa — Foto: Reprodução/Carscoops
 É importante mencionar que o conceito KP11 pode dar origem, ainda, a uma picape média da Jaecoo, marca de luxo da Chery que chegou ao Brasil em abril. Por isso, há a possibilidade de que a nova caminhonete chegue ao nosso mercado como um produto dessa outra marca. A informação foi adiantada pelo CEO global da Chery, Mr. Zhang durante visita de Autoesporte à China, em abril de 2024.

Na ocasião, nossa reportagem afirmou que a picape traria um apelo visual com linhas menos retas, grade dianteira diamantada e faróis individuais com formato inspirado em diamantes, seguindo o visual do para-choque. Além disso, a picape também deve contar com motorização híbrida plug-in ou elétrica e cabine com acabamento inspirado no Omoda 5, SUV cupê de marca parceira da Jaecoo.

Veja também

Nikolas Ferreira ironiza férias de Haddad durante crise do IOF: ‘Fugiu de novo’

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez críticas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!