terça-feira 23 de julho de 2024
Michelle Bolsonaro, Rosangela Moro e Gleisi Hoffmann — Foto: Montagem O GLOBO
Home / DESTAQUE / Cassação de Moro levaria Michelle, Rosângela e Gleisi disputarem por candidaturas ao Senado
domingo 21 de janeiro de 2024 às 06:54h

Cassação de Moro levaria Michelle, Rosângela e Gleisi disputarem por candidaturas ao Senado

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Antes mesmo de o julgamento da chapa de Sergio Moro ser iniciado e de sua cassação ser confirmada pela Justiça Eleitoral, a possibilidade de uma eleição suplementar ser convocada para preencher sua vaga no Senado já provoca disputas nos partidos e mobiliza pré-candidatos que tentam se viabilizar no páreo. Para que o pleito aconteça no Paraná, no entanto, o processo ainda precisará ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois de passar pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Entenda: Ação que julga cassação de Moro tem choque de versões na reta final e plenário do TRE incógnita
Mesmo cassado e ameaçado de inelegibilidade: Deltan Dallagnol será o nome do Novo em Curitiba à prefeitura

Autores das ações que pedem a inelegibilidade do ex-juiz da Lava-Jato, PT e PL pretendem lançar candidaturas. Em caso de uma nova eleição, o escolhido por voto popular ficará no posto até, pelo menos, 2030.

Na sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já há disputa interna entre a deputada federal e presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PR), e o também deputado Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara. Glesi já chegou a recebeu o apoio da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para concorrer no estado.

No PL, uma candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem sido citada como possibilidade, embora a principal aposta seja no nome do jornalista Paulo Martins. Na corrida pelo Senado em 2022, ele ficou em segundo lugar, atrás apenas de Moro, e somou 29% dos votos no estado.

No entorno do ex-juiz da Lava-Jato, sua esposa, a deputada por São Paulo Rosangela Moro (União), também é tida como uma eventual candidata ao cargo, caso Moro perca o mandato. Assim como Michelle, Rosangela terá que transferir seu domicílio eleitoral para o Paraná, se decidir entrar na disputa.

Veja também

Três brasileiros estão entre os 100 maiores atletas do século; veja lista

A ESPN norte-americana divulgou uma lista com os 100 maiores atletas do século 21. Na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!