terça-feira 17 de junho de 2025
Home / NOTÍCIAS / Casos de Parkinson devem dobrar no Brasil até 2060, aponta estudo
terça-feira 10 de junho de 2025 às 10:49h

Casos de Parkinson devem dobrar no Brasil até 2060, aponta estudo

NOTÍCIAS, SAÚDE


O número de casos da doença de Parkinson no Brasil deve dobrar nas próximas duas décadas. A estimativa é de um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O Parkinson provoca a morte dos neurônios no cérebro. Com o tempo, os pacientes passam a apresentar movimentos mais lentos e o conhecido tremor. Atualmente, cerca de meio milhão de brasileiros com cinquenta anos ou mais convivem com a doença.

A pesquisa alerta para o aumento no número de casos nos próximos anos. Isso porque a população brasileira está envelhecendo. E, com mais idosos, cresce também a quantidade de diagnósticos de Parkinson.

“A gente espera que no ano de 2060, a gente tenha em torno de 1 milhão e 200 mil pessoas diagnosticadas com Parkinson”, afirmou Arthur Schuch, chefe da Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A doença de Parkinson não tem cura. No entanto, existem medicamentos e terapias que ajudam a tratar os efeitos provocados por ela. Uma das práticas adotadas pela Associação Parkinson do Rio Grande do Sul é a caminhada com bastões.

“Nós temos relatos que pessoas que simplesmente não caminhavam chegavam aqui chorando. Ficavam sentadas e começaram aos pouquinhos com bastão, e hoje caminham muito bem utilizando o bastão”, contou a educadora física Luciane Duarte Rosa.

Quanto antes o diagnóstico for feito, melhor será a qualidade de vida dos pacientes.

Veja também

Brasil sobe em ranking global de competitividade, mas continua entre os últimos

Mesmo com o avanço de quatro posições em ranking global de competitividade, o Brasil continua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!