quarta-feira 16 de julho de 2025
Foto: 3ª Bda Inf Mec
Home / DESTAQUE / Câmara trava há 6 meses projeto do governo que endurece aposentadoria de militares
quinta-feira 12 de junho de 2025 às 11:20h

Câmara trava há 6 meses projeto do governo que endurece aposentadoria de militares

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O projeto de lei enviado pelo governo do presidente Lula da Silva (PT) ao Congresso para endurecer a previdência dos militares está travado há seis meses na Câmara dos Deputados, sem um avanço sequer desde que foi apresentado. O Executivo prevê economizar R$ 2 bilhões com a criação de uma idade mínima para aposentadoria de fardados e outras medidas. A proposta precisa do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para começar a tramitar. Procurado pela Coluna do Estadão, Motta não respondeu.

Após longas negociações entre Ministério da Defesa, equipe econômica e Palácio do Planalto, o governo Lula enviou o texto em 17 de dezembro de 2024 à Câmara.

Em uma tentativa de aliviar os cofres públicos, o projeto prevê a criação de uma idade mínima de 55 anos para aposentadoria militar; acaba com a morte ficta, que permite o pagamento de pensão a militares expulsos da Força; e impede a transferência de pensão entre familiares em caso de morte.

Na época, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o projeto reforçava “o apelo que estamos fazendo para todos os Poderes e ministérios de se engajarem nesse desafio que é reequilibrar as contas públicas”.

Benefício na mira do governo garante pensão a militar expulso

A morte ficta, benesse que o governo Lula tenta excluir da previdência da caserna, garante que o primeiro militar expulso por participar do 8 de Janeiro receba pensão por meio de sua família.

O ex-suboficial da reserva Marco Antonio Braga Caldas foi preso dentro do Palácio do Planalto durante a invasão golpista, quando estava na reserva da Marinha. Gravou vídeos pedindo um golpe militar no Brasil. Foi expulso da Força neste mês.

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!