Secretário de Governo de Salvador usou o Instagram para alfinetar promessas da campanha petista e apontar alta no custo de vida
O secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão (PP), fez uma crítica direta ao governo do presidente Lula da Silva (PT) nesta última segunda-feira (9), por meio de uma postagem em seu perfil no Instagram. Na publicação, o político ironizou promessas de campanha do presidente e reclamou do aumento no custo de vida no país.
“Prometeram cerveja e picanha 🍺🥩, mas o povo hoje não consegue nem comprar café ☕️!”, escreveu Cacá, em um story que rapidamente repercutiu entre apoiadores e opositores nas redes sociais.
Assista:
A frase faz referência às declarações feitas por Lula durante a campanha presidencial de 2022, quando o petista prometeu devolver o poder de consumo à população, mencionando, de forma simbólica, a volta do churrasco com “cerveja e picanha” como símbolo de melhora econômica. À época, o discurso de Lula foi usado para criticar a inflação dos alimentos e a perda do poder aquisitivo sob o governo anterior.
Crítica à inflação e ao custo de vida
A fala de Cacá Leão se insere em um contexto de aumento no preço de alimentos básicos, incluindo o café, que tem registrado alta em diversas regiões do país. O comentário também evidencia o tom oposicionista do secretário em relação à gestão federal, alinhado à postura crítica adotada por parte da base política do Progressistas (PP), partido do qual é filiado e preside no município de Salvador.
Repercussão política
A crítica de Cacá foi compartilhada por apoiadores da oposição nas redes sociais, ao mesmo tempo em que provocou reações de defensores do governo Lula, que apontaram avanços em programas sociais e estabilidade na economia como contrapontos.
A postagem também alimenta a crescente oposição entre grupos políticos na Bahia, onde a prefeitura de Salvador, comandada por Bruno Reis (União Brasil), tem se posicionado de forma independente em relação ao governo federal.
Filho do deputado federal João Leão (PP) e ex-vice-governador da Bahia, Cacá Leão assumiu a Secretaria de Governo de Salvador no início da gestão de Bruno Reis e tem papel estratégico na articulação política da prefeitura.