domingo 15 de setembro de 2024
Foto: Bloomberg
Home / DESTAQUE / BYD recebe repasses do governo para instalação de fábrica na Bahia
terça-feira 6 de agosto de 2024 às 13:35h

BYD recebe repasses do governo para instalação de fábrica na Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, RMS


A montadora chinesa de carros elétricos BYD, que está sendo instalada em Camaçari, receberá nos próximos dias segundo o portal  Poder360, os repasses do Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (PROAUTO), vinculado ao Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese), para a manutenção da sua atividade na região metropolitana de Salvador.

A transferência do incentivo a fábrica asiática foi autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), e consta no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (6). A garantia do montante visa conceder condições para que o empreendimento inicie a sua operação na Bahia.

“Presente contrato disciplina os termos e condições para a implantação, desenvolvimento e operação de Empreendimento Industrial situado em Camaçari – Bahia, no que concerne às contrapartidas para a fruição dos benefícios previstos nos arts. 5º e 12 da Lei nº 7.537, de 28 de outubro de 1999, concedidos à BYD”, diz o trecho do texto. O contrato foi firmado na quinta passada (1º).

Em março, o grupo chinês, administrado pelo diretor presidente Tie Li, anunciou um aporte de R$ 5,5 bilhões para a etapa inicial da instalação da fábrica em Camaçari, que contará com três unidades. A adequação da planta no Polo Industrial deve ser concluída até o fim deste ano, como estima a BYD.

O financiamento do capital de giro será assegurado pelo Banco de Desenvolvimento da Bahia (Desenbahia), como estabelece o PROAUTO, e deve obedecer os seguintes critérios:

I – prazo de fruição do benefício de até 15 (quinze) anos;

II – prazo de amortização de até 12 (doze) anos;
III – carência de até 10 (dez) anos;
IV – o valor financiado não poderá exceder a 12% (doze por cento) do valor do faturamento bruto, no período considerado, dos produtos tributados comercializados pelos estabelecimentos da empresa beneficiada, situados no Estado.
VI – pagamento do principal em até 144 (cento e quarenta e quatro) parcelas mensais e sucessivas, a partir do vencimento do prazo de carência;

Em mais um passo para que a nova substituta da Ford se torne possível, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai autorizar a montadora asiática a herdar os benefícios fiscais que eram da empresa na planta, conforme informações do Poder360.

Estes benefícios fiscais fazem parte do acordo firmado entre a BYD, o presidente Lula (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para tornar viável o desembarque da indústria automotiva no Estado.
A expectativa é que o novo empreendimento gere mais de dez mil empregos, entre diretos e indiretos. “Teremos a alegria das oportunidades de empregos que iremos gerar e a alegria de constatar que o mundo vai saber que a BYD, uma indústria chinesa, produz e monta carros aqui, em Camaçari”, completou o chefe do executivo.

Veja também

Na China, dados econômicos decepcionantes em agosto elevam pressão sobre governo

A situação econômica da China está se agravando, aumentando a pressão sobre Pequim para que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!